São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 1995
Próximo Texto | Índice

Padre faz campanha pelo jegue

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

O padre Antonio Vieira, 75, lançou no Ceará uma campanha para a construção do Memorial do Jumento, animal também conhecido como jegue.
Presidente do Clube Mundial dos Jumentos, entidade ambientalista de defesa do animal, Vieira quer aproveitar a evidência que o jegue adquiriu recentemente na mídia para construir o memorial.
O principal fator de motivação do padre foi a vitória da escola Imperatriz Leopoldinense, bicampeã do Carnaval carioca neste ano.
O enredo da escola narra uma expedição ao interior do Ceará no século passado e mostra a superioridade do jegue diante do camelo.
Além do Carnaval, outras manifestações no Nordeste projetaram a figura do jegue, como o movimento "Jegue Dance", mistura de forró com "dance music".
O cantor Genival Lacerda ganhou as emissoras de rádio com o "Rock do Jegue". Outra música, sucesso na Bahia, é "Dança do Jumento", interpretada por Marivalda e sua banda Jegue Elétrico.
O "brega star" cearense Falcão foi impedido pela União Internacional de Proteção aos Animais de realizar a "jegueata" (passeata de jegues) que iria lançar seu fã-clube em Fortaleza. Na TV, a grife Triton colocou um jegue no comercial que anuncia seus produtos.
Antonio Vieira deflagrou a campanha enviando pedidos de apoio para entidades ambientalistas, prefeituras e secretarias de Cultura.
Em carta enviada ao presidente Fernando Henrique Cardoso, pediu a instituição, em 13 de maio, do Dia Nacional do Jumento.
"É a oportunidade de fazer um reparo histórico e reabilitar o jegue na libertação dos escravos. Os jumentos substituíram a mão-de-obra negra", diz.
Vieira pretende doar para a construção do memorial um terreno de sua propriedade ao lado do sítio onde mora, no bairro Messejana, em Fortaleza.
Ele encomendou a um arquiteto o projeto do memorial, que reúne biblioteca, museu, loja de artesanato e consultório especializado em doenças de jegue.
Estudioso desde 1954 do que chama "problemática jegue" e autor do livro "O Jumento, Nosso Irmão", em quatro volumes, Vieira defende ainda a adoção de políticas para a preservação do animal.

Próximo Texto: Clube tem seus 'mandamentos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.