São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suspeitos podem estar em lista de ex-informante

CLAUDIO JULIO TOGNOLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

As investigações sobre as denúncias de que funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), de São Paulo, estariam faturando R$ 1 milhão por dia, entram hoje numa nova fase: o cruzamento dos nomes dos policiais envolvidos com aqueles citados numa lista elaborada pelo informante José Gonzaga Moreira, o "Zezinho do Ouro".
Em setembro passado o informante divulgou nomes de 60 policiais, entre eles delegados de classe especial, que estariam recebendo propina para ocultar ladrões e desmanches de carros.
Os promotores Airton Cassaro, João Rodrigues e Patrícia Ferraz, que investigam os policiais citados por "Zezinho", pressupõem que haja ligações entre eles e funcionários do Detran.
Dossiê sigiloso, obtido pela Folha, entregue à Corregedoria de Polícia, revela que policiais do departamento fariam seus investimentos numa fazenda na cidade de Taquaritinga (SP).
Os investimentos, diz o documento, seriam coletados num imóvel situado à rua Tangará, no Ibirapuera (zona sul de São Paulo).
A Corregedoria investiga, a princípio, 29 casos de corrupção relatados no dossiê. O delegado Benedito Dantas Maciel, corregedor do Detran, disse à Folha que tem sido ameaçado de morte porque começou a investigar o caso.
Pelo menos cinco tipos de propina estariam sendo cobradas. Cobrança para legalizar carros roubados com placas frias, para deixar que carros roubados fossem relicenciados, para facilitar exames de carta de habilitação e para rasgar processos nos arquivos no órgão, que correriam o risco de serem reexaminados pela Corregedoria.
O diretor do Detran, Enos Beolchi, sustenta que os envolvidos foram admitidos na gestão anterior. Segundo o ex-diretor do Detran, Cyro Vidal, "nenhum dos envolvidos foi contratado durante os oito anos que chefiei o Detran".

Texto Anterior: Ministro da Cultura critica o uso de MP
Próximo Texto: Homem diz que teve filho com 101 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.