São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo do Afeganistão desaloja a milícia estudantil do Taliban

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Tropas leais ao presidente do Afeganistão, Burhanuddin Rabbani, capturaram três posições estratégicas das milícias do movimento estudantil islâmico Taliban perto de Cabul, a capital.
O anúncio foi feito pela embaixada afegã em Islamabad ( Paquistão). Até ontem à noite não havia confirmação das informações.
O comunicado diz que as tropas de Rabbani tomaram a base militar de Charasyab, as colinas de Khairabad e o quartel de Rishkhor.
" A área de Mohammad Agha, na Província de Logar, também foi capturada pelas forças do governo", com " pesadas baixas e perdas" para o Taliban.
A milícia estudantil, formada há sete meses por estudantes de teologia islâmica em Kandahar (sul), surgiu como força política e militar importante em janeiro passado.
Combatendo tanto as forças leais a Rabbani como as tropas do primeiro-ministro rebelde Gulbuddin Hekmatyar, o Taliban chegou a conquistar dez Províncias no sul e no leste do Afeganistão.
As vitórias do Taliban foram tornadas possíveis por deserções em massa das várias milícias islâmicas (" mujahedin") que disputam o poder desde a retirada das tropas soviéticas do país, em 1989 .
Mas seu porta-voz disse que o presidente decidiu permanecer no cargo até que haja um "mecanismo confiável e objetivo" de transferência do poder.

Texto Anterior: Ataque palestino mata 2 em Hebron
Próximo Texto: Homem armado é preso na casa da premiê turca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.