São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo quer EUA sem TV durante uma semana

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

O que você faria se não ligasse a TV durante uma semana? Alguns americanos estão aderindo à campanha National TV-Turnoff Week (Semana Nacional da TV Desligada), entre os dias 24 e 30 de abril.
A proposta foi lançada por um grupo de americanos que integram a TV-Free America (América livre de TV), uma instituição sem fins lucrativos que visa encorajar os americanos a ver menos TV.
Segundo o organizador da campanha, o cientista social Henry Labalme, 33, a idéia surgiu há um ano e rapidamente assumiu proporções nacionais. Nos EUA, 99% da população tem aparelho de TV em casa, e 49% dela afirma que assiste TV demais.
Labalme afirmou que a campanha tem o objetivo de fazer as pessoas avaliarem o papel da TV em suas vidas e se o que assistem é aproveitado de alguma forma.
As pessoas não percebem que passam muito tempo de suas vidas em frente à TV, com custo altíssimo, já que elas deixam de ser produtivas enquanto estão em frente ao aparelho, disse.
Um americano assiste em média quatro horas de TV por dia. Isso significa que, aos 65 anos, ela terá gasto 9 anos de sua vida vendo televisão.
Segundo dados levantados pela organização, a TV fica ligada em média sete horas por dia em uma casa de família americana, e estima-se que 66% dos americanos assistem TV enquanto jantam.
Estou certo de que em outros países, como o Brasil, o quadro não deve ser muito diferente. Segui algumas discussões sobre a TV brasileira durante a eleição do presidente Collor e o sucesso de uma novela após o assassinato de uma atriz que integrava o elenco. Isso provou que a TV no Brasil é realmente poderosa, disse.
Para encorajar as pessoas a acionarem o off de seus controles remotos, abrindo mão de mais de 70 canais a cabo disponíveis, a TV-Free America lançou uma lista de 40 atividades possíveis para substituir as horas em frente à televisão (veja quadro).
As sugestões vão de arrumar o quarto a ir ao zoológico, cozinhar, ler jornal e andar de bicicleta.
Cerca de 20% dos americanos afirmam que gostariam de poder ler mais ou visitar amigos, mas não têm tempo. Uma semana de TV desligada dará a oportunidade de organizar melhor o tempo para esse tipo de atividade, afirmou.
A campanha conta com o apoio de ao todo nove instituições, como o Fundo de Defesa da Criança, a Associação Médica Americana, a Federação dos Professores e a Associação Nacional de Pais.
A campanha não veicula publicidade na TV. A divulgação é feita em escolas, associações e mídia impressa. Após esta campanha, pretendemos fazer uma em âmbito internacional, disse Labalme.

Texto Anterior: Homem armado é preso na casa da premiê turca
Próximo Texto: Pesquisador sustenta que vício é igual ao de droga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.