São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
Próximo Texto | Índice

Saiba como comparar planos

CLÁUDIO CSILLAG
EDITOR-ASSISTENTE DE CIÊNCIA

Este suplemento apresenta de maneira ordenada uma visão geral e ao mesmo tempo detalhada dos principais planos de saúde do país, através do maior banco de dados já formado sobre o setor.
Escolher um plano de saúde é tarefa complicada. É preciso levar em conta carências, coberturas, limites de dias de internações e dezenas de outros itens descritos nas cláusulas contratuais.
Mesmo quem tem familiaridade com contratos pode sentir dificuldade, pois o assunto —relacionado à saúde— exige um vocabulário muitas vezes técnico demais para um leigo entender.
A decisão fica ainda mais difícil devido à inexistência de legislação federal específica. Ruim para todos, dos usuários às organizações que vendem planos de saúde.
Com este suplemento, o usuário poderá, pela primeira vez, comparar os serviços e contratos dos principais planos do mercado.
Para realizar este guia, a Folha firmou parcerias com algumas das principais entidades da área: o Cremesp (Conselho Regional de Medicina) de São Paulo, encarregado de regulamentar, fiscalizar e punir prestadores de serviços médicos; o Procon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor), da Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo; e a APM (Associação Paulista de Medicina), a maior entidade médica privada regional, que representa cerca de 37 mil médicos.
Associações que representam os planos de saúde auxiliaram na determinação dos planos que foram incluídos neste guia (leia texto na página seguinte).
Durante cerca de 11 meses, a Folha e especialistas do Cremesp, da APM e do Procon se reuniram e determinaram uma série de indicadores técnicos —baseados na literatura médica nacional e internacional— necessários para comparar serviços de saúde.
Com os indicadores prontos, a equipe iniciou a coleta de dados. Questionários foram enviados às organizações, e os contratos, obtidos. Outras informações foram conseguidas através de pesquisas do Datafolha.
Finalmente, os dados foram analisados e comparados.
Com este guia, o consumidor poderá não só escolher sua assistência médica mas também se beneficiar de uma melhor oferta de produtos e serviços, pois os vendedores de planos de saúde irão comparar e, espera-se, aumentar sua competitividade no mercado.

Próximo Texto: Falta de regulamentação atrapalha planos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.