São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
Texto Anterior | Índice

Preços aumentam com idade

CLÁUDIO CSILLAG
DA REDAÇÃO

Não é só a saúde que piora com a idade —o preço dos serviços para cuidar dela também.
A mensalidade dos planos de saúde aumenta de 96% a 1.385% em função da faixa etária.
A campeã de aumento é a Health. Nela, um usuário que paga R$ 38,20 quando tem 30 anos vai pagar R$ 567,27 ao completar 70 anos —além, é claro, dos reajustes por inflação e aumentos devidos a custos médicos (veja gráficos abaixo).
Algumas empresas, como a Interclínicas, apresentam uma escalada de preços mais amena, e esse critério pode servir de orientação para a escolha do plano.
Na hora de levar o preço das mensalidades em consideração, pense no tipo de serviço a ser contratado.
Se você acha que vai usar muito o reembolso por livre escolha, lembre-se de acrescentar as despesas com quantias não reembolsáveis às mensalidades.
Se você já é usuário de um plano e não estiver satisfeito, considere a possibilidade de trocá-lo, principalmente se o contrato é feito através de uma empresa.
Se um funcionário é despedido de uma empresa, por exemplo, pode ocorrer um desligamento automático do plano de saúde.
Para não ficar descoberto, o funcionário desempregado vai precisar comprar um plano novo —e, provavelmente, cumprir novas carências.
Quando ele já tem certa idade, pode ser difícil conseguir contratar um novo plano.
Para decidir se vale a pena trocar de plano, consulte os preços ao lado, referentes ao plano mais vendido de cada um dos grupos de saúde privada.
Embora cada organização ofereça diversos planos, esta tabela permite prever como os preços, de um modo geral, são aumentados.
Pode ser interessante dar preferência a um plano particular (e não via empresa), porque dessa maneira não há risco de desligamento à revelia.
O usuário só abandona o plano quando quiser (ou quando o plano quiser, pois o direito de rescindir o contrato é de ambas as partes).
Note que há uma diferença entre o preço das mensalidades para usuários antigos e novos.
Isso se deve tanto a preços elevados para novos quanto a aumentos menores para velhos usuários.

Texto Anterior: Pediatra reclama de falta de controle
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.