São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maria Fumaça volta aos trilhos

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A RFFSA (Rede Ferroviária Federal) vai tirar do museu e colocar em operação no mês que vem uma locomotiva Maria Fumaça fabricada em 1922.
A volta está prevista para o início do mês que vem, quando a Maria Fumaça percorrerá os 168 quilômetros que separam Fortaleza de Quixadá, no Ceará.
A locomotiva, que não transporta passageiros há 40 anos e desde 1982 é peça do Museu da RFFSA, em Fortaleza, será reativada por causa das filmagens do longa-metragem "O Quinze".
O filme está sendo rodado em Quixadá. É baseado no romance homônimo de Rachel de Queiroz e dirigido pelo cineasta Augusto Ribeiro Júnior.
O orçamento da fita é de R$ 1,2 milhão e a estréia está prevista para janeiro do próximo ano.
Leonardo Vilar e Maria Fernanda são os atores principais. O filme terá ainda participações especiais da cantora Elba Ramalho e da modelo Luiza Brunet.
Os diálogos dos personagens foram escritos pela própria Rachel de Queiroz, 84, que estreou na vida literária com "O Quinze", quando tinha apenas 20 anos.
A trama do filme conta o drama de cinco irmãos que fogem de Quixadá em direção a Fortaleza tentando escapar da grande seca ocorrida no Ceará em 1915.
Segundo o produtor-executivo César Cavalcante, a utilização da Maria Fumaça foi uma forma de tornar mais fidedigna a realidade histórica mostrada pelo filme.
"A Maria Fumaça era um dos meios de transporte usado pelos retirantes. Além disso, era também um dos símbolos do Brasil que começava a se industrializar." As obras de reforma da locomotiva vão custar à produção do filme R$ 18 mil e estão sendo executadas por 15 funcionários aposentados da RFFSA. Após as filmagens, a locomotiva retorna ao museu.
Além da locomotiva, estão sendo reformados também dois vagões de madeira, com capacidade para transportar 30 passageiros cada um.
Segundo o engenheiro responsável pela reforma, Mário Brígido, a locomotiva voltará a funcionar com o motor original, movido a lenha. Ele diz que a Maria Fumaça percorre em média 30 quilômetros por hora.

Texto Anterior: 'Entre o pão e a camisinha, tenho de escolher o primeiro'
Próximo Texto: A reciclagem de lixo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.