São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arida explica regra de câmbio hoje no Senado

GUSTAVO PATÚ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo quer esvaziar a repercussão da crise envolvendo o comando da política cambial antes de tomar qualquer decisão sobre o futuro da diretoria do BC.
O primeiro passo dessa estratégia é a ida do presidente do BC, Pérsio Arida, hoje ao Senado, onde falará na Comissão de Assuntos Econômicos sobre o novo câmbio e as denúncias de vazamento de informações ao mercado.
Ontem, o presidente Fernando Henrique Cardoso se preocupou em prestigiar Arida. O presidente do BC o acompanhou no vôo de São Paulo para Brasília.
Os erros na implantação da política cambial desgastaram, dentro do governo, Arida e o diretor de Assuntos Internacionais do BC, Gustavo Franco.
No caso de Arida, há o agravante de terem sido expostas ao público, nos últimos dias, suas relações com o banqueiro Fernão Bracher, controlador do BBA - Creditanstalt e ex-presidente do BC.
Arida e Franco, além disso, têm intensificado suas divergências sobre a condução do câmbio. Nos últimos dias, os boatos no mercado se alternam sobre a queda de um ou outro dos economistas. Ontem, Franco era "a bola da vez".
Arida passou o dia de ontem estudando o que falará à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. A comissão convocou Arida para explicar a nova política cambial, lançada na semana retrasada, e as denúncias de vazamento de informações ao mercado.
Foi decidido que Franco acompanhará Arida, e ambos tentarão demonstrar entrosamento.
Serão revelados números sobre as operações do mercado de dólar da semana em que foi lançada a nova política cambial. Também será anunciada a modificação do sistema de relacionamento do BC com o mercado.

Texto Anterior: Imposto maior não eleva receita
Próximo Texto: Projeto limita a ação de ex-diretor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.