São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cineastas protagonizam remake do primeiro filme; Pianista Sunnyland Slim morre em Chicago aos 87; Adolfo Bioy Casares ganha prêmio francês; Gianni Amelio dirige duas óperas em Gênova

Cineastas protagonizam remake do primeiro filme
Cerca de 30 diretores de todo o mundo protagonizaram em Lyon, na França, o "remake" dos 50 segundos do filme "Saída das Fábricas Lumière", cem anos depois de o francês Louis Lumière tê-la realizado e marcado o início da história do cinema. A cena foi refeita com um cinematógrafo da época e entre os cineastas presentes estavam Mrinal Sen (Índia), Youssef Chahine (Egito), André De Toth (EUA), Aki Kaurismaki (Finlândia), Andrei Konchalovsky (Rússia), Carlos Diegues (Brasil) e os franceses Bertrand Tavernier, Claude Sautet, Claude Miller e Jacques Deray, entre outros.

Pianista Sunnyland Slim morre em Chicago aos 87
O pianista de blues Sunnyland Slim morreu na última sexta-feira em Chicago (Illinois) aos 87 anos, informou sua gravadora, a Alligator. Albert Luandrew, seu nome verdadeiro, começou sua carreira artística como pianista de hotéis, igrejas e salas de cinema mudo nos anos 20 e se tornou um dos mais importantes expoentes do blues de Chicago no pós-guerra.

Adolfo Bioy Casares ganha prêmio francês
O escritor argentino Adolfo Bioy Casares ("A Invenção de Morel") venceu o prêmio literário Roger Caillois, que leva o nome do escritor francês responsável, com suas traduções, pela divulgação da literatura latino-americana na França. O prêmio é entregue pela Prefeitura de Reims, cidade natal de Caillois.

Gianni Amelio dirige duas óperas em Gênova
O diretor italiano de cinema Gianni Amelio ("Ladrão de Crianças") dirige em junho duas montagens das óperas "I Pagliacci", de Ruggero Leoncavallo, e "Il Tabarro", de Giacomo Puccini. As óperas serão encenadas em Gênova.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Montagem de "Aida" é adiada para abril
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.