São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atentado com gás mata 8 no metrô de Tóquio

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um atentado terrorista com o gás venenoso sarin no metrô de Tóquio matou 8 pessoas e intoxicou mais de 4.700, informou a polícia japonesa.
Na manhã de hoje (noite de ontem em Brasília), 603 pessoas permaneciam hospitalizadas, 75 das quais em estado "crítico" e 46 em estado "grave". O gás levou 4.695 pessoas a tratamento em 105 hospitais, disse a polícia.
A polícia encontrou recipientes da substância em 16 estações de 3 linhas do metrô de Tóquio. Os bombeiros recolheram dois recipientes na estação de Kasumigaseki, perto de vários ministérios.
Além de Kasumigaseki, a estação mais atingida foi Tsukiji, próxima ao mercado de peixes, onde cem pessoas foram intoxicadas.
O governador de Tóquio, Shunichi Suzuki, pediu a intervenção do Exército, que despachou uma unidade especializada em combate a armas químicas para o metrô.
"Não posso condenar esse ato de forma suficientemente veemente", disse o primeiro-ministro japonês, Tomiichi Murayama.
O funcionário de escritório Norihiro Takahashi disse ter visto um pacote suspeito numa estação. "Vi um pacote embrulhado em papel e coberto com plástico transparente, do tamanho de uma marmita. Parecia conter dois vidros e um líquido estava escapando".
"Passei por ele e saí. Cerca de 15 minutos depois de eu começar a andar para o escritório, o Sol pareceu ficar mais brilhante e minha visão ficou enevoada. Senti meu tórax pressionado e meu pescoço ficou duro. Tive dor de cabeça".
Testemunhas disseram que vários passageiros apresentaram sintomas: desmaios, vômitos, convulsões, sangramento do nariz e liberação de espuma pela boca.
Passageiros disseram ter visto um homem usando máscara cirúrgica. Outros viram um homem de óculos escuros deixar pacotes do tamanho de marmitas nos vagões.
O sarin teria sido usado num incidente em Matsumoto (centro do Japão), em 1994. O gás entrou pela janela de casas e apartamentos no centro da cidade, matando 8 pessoas e levando 200 ao hospital.
Há duas semanas, cerca de 80 passageiros de um trem em Yokohama queixaram-se de problemas nos olhos e na garganta depois de sentirem um cheiro forte.
Em 15 de março foram encontradas em Tóquio três maletas, cada uma delas com três frascos com um líquido desconhecido, pequenos ventiladores, pilha e válvula.
O jornal "Tokyo Shimbun" diz hoje que um homem suspeito de participação no atentado está entre as pessoas hospitalizadas. Ele já teria sido identificado pela polícia, mas estaria em estado grave demais para ser interrogado.

Texto Anterior: China prepara onda de expulsões de líderes do budismo no Tibete
Próximo Texto: Atentado com gás mata 6 no metrô de Tóquio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.