São Paulo, quarta-feira, 22 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio lança projeto em homenagem a Zumbi

DA SUCURSAL DO RIO E DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

O governador do Rio, Marcello Alencar (PSDB), participou ontem à tarde do lançamento do projeto Zumbi Vive, em homenagem ao tricentenário da morte do líder negro da República de Palmares.
Segundo Alencar, o projeto será realizado conjuntamente pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio e pelo Ministério da Cultura.
O projeto Zumbi Vive reunirá atividades nas áreas de teatro, dança e esportes entre outras. "É importante que a sociedade se mobilize para valorização dos seus heróis", disse Alencar.
O ator Milton Gonçalves, subsecretário do Gabinete Civil do governo do Estado e militante do movimento negro, será o responsável pela execução do projeto.
Ontem foi comemorado o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial —instituído em 1983, em memória das vítimas do massacre ocorrido em Shaperville, na África do Sul, em 1960.
As atividades de lançamento do projeto iriam prosseguir ontem à noite, no teatro Carlos Gomes.
Alagoas
Em Maceió, o governador Divaldo Suruagy (PMDB) lançou a campanha nacional comemorativa do tricentenário da morte de Zumbi. Além de seminários e simpósios sobre a vida do líder negro, a campanha prevê a realização de um torneio internacional de futebol que será disputado apenas por equipes afro.
Segundo Joel Rufino dos Santos, presidente da Fundação Palmares, ligada ao Ministério da Cultura, o torneio está sendo organizado por Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, ministro Extraordinário dos Esportes.
Alagoas, Estado onde Zumbi morreu, foi escolhido pelo governo federal para o lançamento da campanha.

Texto Anterior: Banda The Cult chega para série de shows
Próximo Texto: Plantas exigem cuidado especial no outono
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.