São Paulo, quarta-feira, 22 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'How Things Work' é divertido e didático

Programa é útil mesmo para quem não sabe inglês

MÔNICA RODRIGUES COSTA
EDITORA DA FOLHINHA

O programa "How Things Work" ("Como as Coisas Funcionam") vai deixar seu filho ou filha ligado na tela do PC durante horas. Trata-se de uma série de atividades na "Cidade do Trabalho".
Elas ensinam a montar máquinas, recolher o lixo de um bairro, reciclar papel, plástico e metal, construir uma rodovia, entre outras tarefas.
As animações são claras o bastante para ser compreendidas mesmo por crianças que não falem inglês, usado nas narrações.
O cursor é um helicóptero conduzido por uma minhoca que dialoga com diversos personagens para orientar as atividades.
Com uma animação perfeita, desenhos muito bonitos e possibilidades de interação de fazer inveja a qualquer CD-ROM, o programa também tem o mérito de divertir a criança enquanto estimula habilidades cognitivas —que favorecem a aquisição de conhecimentos.
O programa desenvolve com profundidade alguns conceitos de coordenação motora (senso de direção, lateralidade), ordenação de objetos, hierarquia, observação de detalhes, entre outros.
Ao aprender a tarefa de um padeiro-porquinho (em "Bakery"), por exemplo, a criança só consegue fazer um pão se seguir a receita corretamente.
Para alcançar o fermento no alto de uma prateleira, deve primeiro subir a escada. O personagem só come o pão depois de assado.
Por sua vez, na seção de reciclagem de lixo, as máquinas devolvem o copo de plástico se ele tiver sido colocado indevidamente na máquina de reciclar metal.
"How Things Work" tem dois níveis de dificuldade. Só no fácil, a combinação de brincadeiras com atividades educativas já seria suficiente para incluir o programa na sua estante de informática.

Texto Anterior: Vendas por computador disparam nos EUA
Próximo Texto: USP prepara atlas de anatomia em 3D
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.