São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relação entre o Judiciário e a imprensa é tema de debate

DA REPORTAGEM LOCAL

A falta de conhecimento recíproco entre os trabalhos de jornalistas e juízes seria um dos principais problemas que dificultam o trabalho da imprensa sobre o Poder Judiciário.
A opinião é dos debatedores que discutiram o tema ontem no Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos de São Paulo.
Participaram do encontro, coordenado pelo cientista político Bolívar Lamounier, os juízes José Renato Nalini e Ricardo Henry Marques Dip, o jornalista Renato Lombardi, de "O Estado de S. Paulo", e o advogado e articulista da Folha Walter Ceneviva.
Ceneviva disse que o Judiciário é "ignorante das questões básicas do jornalismo", o que pode ser averiguado pela qualidade das publicações de associações de juízes.
Os jornalistas também demonstrariam uma "ignorância telúrica a respeito da Justiça". Isso se deveria em parte à dificuldade de acesso que os repórteres têm sobre às atividades do Judiciário.
O juiz Nalini disse que falta aos jornalistas preparo profissional —desde as escolas não haveria preocupação em fornecer aos alunos formação sobre a área jurídica. O mesmo argumento foi apresentado pelo juiz Ricardo Dip.
Lombardi concentrou sua exposição nas dificuldades encontradas pelos repórteres em obter informações e acesso a juízes. Todos concordaram que os tribunais precisam de assessorias de imprensa.

Texto Anterior: Governo concede reajuste a 50.270 salários de cargos de confiança
Próximo Texto: FHC diz ter as mesmas preocupações do papa; Justiça decreta prisão de acusados de sonegação; Especialistas discutem mudança na lei eleitoral; Deputado quer explicação sobre Aziz Ab'Saber
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.