São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atletismo leva ouro com camiseta da 'sorte'

EDGARD ALVES
ENVIADO ESPECIAL A MAR DEL PLATA

Wander do Prado Moura, um mineiro de Belo Horizonte, conquistou a terceira medalha de ouro para o Brasil no torneio de atletismo dos 12º Jogos Pan-Americanos.
Wander foi o dono da festa brasileira na pista do Conjunto Poliesportivo de Mar del Plata, Argentina.
Liderou a prova dos 3.000 m com obstáculos desde a largada e cruzou a linha de chegada com o tempo de 8min14s41, novo recorde pan-americano e sul-americano.
A marca anterior do Pan (8min23s26) também era de um brasileiro: Adauto Domingues, que a obteve em 12 de agosto de 1987 em Indianápolis, EUA. O recorde sul-americano pertencia a Clodoaldo Lopes do Carmo, com 8min19s80, de 28 de agosto de 1992.
"Trabalhei em um ritmo e o mantive até o final", afirmou Wander (26 anos, 1,81 m e 65 kg), que correu com uma camiseta emprestada pelo meio-fundista Joaquim Cruz, a mesma com que dois dias antes ele tinha estabelecido o recorde pan-americano nos 1.500 m rasos.
"É a camiseta da sorte, de campeão", brincou Wander depois da prova, pouco antes de seguir para o exame antidoping. O material esportivo que ele havia recebido do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) era especial para velocista.
Como Joaquim Cruz e Zequinha Barbosa, Wander vive em San Diego, Califórnia, EUA, e também treina sob orientação do técnico Luiz Alberto de Oliveira.
"Estou há dois anos lá e o Luiz ensinou muita coisa. Ele me disse para correr na frente", falou Wander, que dedicou a vitória "ao sofrido povo brasileiro".
O melhor tempo anterior de Wander era de 8min25s00, cronometrado durante treino em San Diego. Ele entrou na pista ontem esperando correr abaixo de 8min20s. "Parti decidido, acreditei na vitória o tempo todo. Fiquei surpreso com a marca", afirmou.
A medalha de prata ficou com Brian Diember (EUA, 8min30s58) e o bronze para Richard Reese (EUA, 8min31s58).
Na prova dos 200 m, Róbson Caetano chegou em quarto lugar (20s60). A vitória foi de Ivan Garcia Sanchez (CUB, 20s29), seguido de Andrew Tynes (Bahamas, 20s33) e Sebastian Keitel Bianchi (CHI, 20s55).

Texto Anterior: Contru libera arquibancadas
Próximo Texto: Zequinha é recordista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.