São Paulo, sexta-feira, 24 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peça desce ao inferno de Lima Barreto

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Peça: Lima Barreto ao Terceiro Dia
Autor: Luis Alberto de Abreu
Diretor: Aderbal Freire-Filho
Atores: Milton Gonçalves, Françoise Forton, Claudio Tovar, Andrea Dantas, Fernando Almeida
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (r. Primeiro de Março, 66, tel. 021/216-0237)
Quando: estréia hoje, às 19h; quinta, sexta e domingo, às 19h; sábado, às 18h e 21h; até 28 de maio
Quanto: R$ 4

Os conflitos existenciais de escritor maldito em sua época —amargurado por não conseguir projeção para seus personagens marginais e do subúrbio carioca— ganham destaque na peça "Lima Barreto ao Terceiro Dia".
Com texto do dramaturgo paulista Luis Alberto de Abreu ("Guerra Santa", "Bella Ciao") e direção de Aderbal Freire-Filho, a peça passeia pelo inferno que o escritor carioca Lima Barreto (1881-1922) viveu ao ser internado num hospício.
Alcoólatra, desiludido por não ter em vida o reconhecimento de uma sociedade ainda presa aos ditames da literatura acadêmica, Barreto foi um dos maiores cronistas do dito submundo do Rio.
Para o diretor Freire-Filho, o grande mérito do espetáculo é colocar como protagonistas os bêbados, loucos, miseráveis e moradores suburbanos que povoavam o universo do escritor.
Nos três dias que esteve internado no então hospício Pedro 2º, na Praia Vermelha (zona sul), Barreto é vítima de alucinações e passa a refletir sobre o sentido de sua vida.
Para retratar seu pesadelo, a peça é dividida em três planos de ação: o presente no hospício, o passado do escritor idealista, quando escrevia "Triste Fim de Policarpo Quaresma", e o terceiro, em que personagens deste romance ganham vida.
Com a ajuda de cenários simbólicos, detalhes de gramática cênica e interpretações diferenciadas do elenco, Freire-Filho reuniu os três planos num só espaço físico.
Para equilibrar os vários elementos cênicos, o diretor diz que parte sempre do trabalho dos atores. "Com os atores busco em primeiro lugar uma compreensão profunda do texto."

Texto Anterior: Compositor prefere apresentações individuais
Próximo Texto: Anexo vai se dedicar a projetos não-comerciais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.