São Paulo, sexta-feira, 24 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japão acusa Aeronáutica russa

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um caça russo MiG-31 invadiu duas vezes o espaço aéreo japonês na ilha de Rebun, 50 km a oeste de Hokkaido, a mais setentrional das principais ilhas japonesas, informou o governo do Japão.
As incursões às 10h (22h de anteontem em Brasília) e 10h30 de ontem foram as primeiras violações confirmadas do espaço aéreo japonês por aviões russos desde agosto de 1993, disse Tóquio.
O Ministério da Defesa russo negou que um avião militar tenha invadido espaço aéreo japonês.
O porta-voz do ministério disse que segundo as primeiras averiguações, na região não há nenhum avião militar russo, informou a agência de notícias Itar-Tass.
Quatro caças japoneses F-15 decolaram da Base Aérea de Chitose para interceptar o avião russo.
Segundo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Japão, o MiG-31 ignorou o aviso de que estava sobre território japonês.
Kuninori Matsuda, diretor-adjunto do Divisão da Rússia na chancelaria japonesa, convocou um diplomata russo e apresentou os protestos do governo do Japão por causa do incidente, completou.
A Força Aérea japonesa fotografou o MiG-31 que, segundo o Ministério da Defesa, pode estar envolvido em manobras russas em curso no mar do Japão.

Texto Anterior: Extremista japonesa é presa
Próximo Texto: Ucrânia prende russos por tráfico de urânio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.