São Paulo, sábado, 25 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terras serão desapropriadas

DA ENVIADA ESPECIAL A SÃO JOÃO DO JAGUARIBE

O presidente Fernando Henrique Cardoso assinou ontem um ato simbólico de desapropriação de 1 milhão de hectares de terras em todo o país para fins de reforma agrária.
A assinatura ocorreu durante a solenidade de entrega de títulos de terras a 217 famílias da região da cidade de São João do Jaguaribe, a 200 km de Fortaleza (CE).
O ato é simbólico porque o presidente assinou um único documento para todas as desapropriações. Agora ele terá que assinar um documento para cada terra desapropriada pela União.
"Nunca nenhum governo desta República desapropriou 1 milhão de hectares de terras", disse FHC. "Calamos a boca dos gatos pingados", completou logo em seguida, referindo-se aos opositores de seu governo.
"O Brasil vai mudar e a minoria que eu derrotei nas urnas não vai impedir a mudança", afirmou ainda o presidente. "Eu não tenho ainda três meses de governo e já assegurei hoje a terra para cumprir a meta deste ano."
O programa de governo de FHC promete assentar 40 mil famílias no primeiro ano de gestão tucana.
A desapropriação, no entanto, é apenas o primeiro passo para a expedição do título de posse da terra. Na maioria dos casos, os donos das terras recorrem à Justiça contra o ato da União. As pendências judiciais podem demorar anos.

Texto Anterior: FHC diz que não mexe em direitos adquiridos
Próximo Texto: Comissão prepara mudanças na lei eleitoral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.