São Paulo, sábado, 25 de março de 1995 |
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Delicatessen investem em produtos exóticos
PATRICIA DECIA
Lojas de comidas importadas vendem de patê de javali a geléia de rosas para se diferenciarem dos supermercados As delicatessen especializadas em importados estão sofisticando cada vez mais suas prateleiras para vencer a concorrência com o preço baixo dos supermercados. Linhas exclusivas e receitas exóticas ao paladar brasileiro são uma das saídas para garantir o movimento e as vendas. Por trás dos nomes estrangeiros —a maioria franceses— o cliente encontra carnes de javali, ganso, cervo e preparados à base de rosas (veja o quadro ao lado). Eles vêm na forma de terrina (espécie de patê mais cremoso com pedacinhos dos ingredientes), conservas, desidratados, etc. "É preciso investir em sofisticação e variedade", diz Diva Helena Furlan, 45, uma das proprietárias da Bacco's. Sua loja trouxe a São Paulo os produtos de um dos "templos" da gastronomia francesa, a Fauchon. A maioria está à venda na filial da casa no shopping Iguatemi. Os consumidores desses produtos podem ser divididos em três categorias: 1) o estrangeiro que mora no país; 2) o brasileiro que viaja muito ao exterior; 3) o curioso, sempre atrás de novidades. Para atender os três, os proprietários montam vitrines de comida e bebida e treinam os funcionários para aconselhar, especialmente sobre vinhos. Bernardo Kigiela, 47, proprietário do Armazém dos Mil Sabores, diz que a variedade é a peça chave do negócio. "Eu tenho desde vinho russo, que não chega a ser uma maravilha, até os mais tradicionais", diz. Furlan concorda: "o ideal é que quem procura uma geléia dietética, possa encontrar quatro tipos". A estratégia de Kigiela é colocar apenas um produto de cada marca na prateleira. O resto, fica no estoque. "Assim, o cliente tem a idéia de tudo o que pode escolher em pouco espaço." As delicatessens estão reservando também um espaço aos "artigos para presente". É uma tentativa de, em vez de simplesmente vender geléia, fazer o consumidor levar para casa os potes decorados. "Também é um diferencial. No final do ano, vendemos demais esse tipo de produto. Por isso, já estamos até preparando embalagens com essa finalidade", diz Furlan. Texto Anterior: Chuva acelera fim de povoados em MG Próximo Texto: Nova loja vai funcionar 24h Índice |
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