São Paulo, sábado, 25 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil leva outros dois ouros no atletismo

EDGARD ALVES
ENVIADO ESPECIAL À MAR DEL PLATA

O atletismo brasileiro conquistou mais duas medalhas de ouro nos 12º Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, na Argentina.
A uma bateria de provas, hoje, quando tem chances de novas vitórias, o Brasil acumula 5 medalhas de ouro, 3 de prata e 2 de bronze. Em Havana/91, arrebatou, 6 ouro, 2 pratas e 2 bronzes.
O meio-fundista Zequinha Barbosa, 33, mostrou que a idade não é obstáculo nos 800 m rasos.
Ontem, ele venceu a prova com 1m46s02, que é recorde pan-americano, superando a marca anterior (1m46s29), cravada por ele mesmo nas semifinais.
"Minha cabeça funcionou do jeito que eu queria. Estava muito bem e comandei a prova", disse Zequinha, que já tinha sido vice no Pan em 1983 e em 87.
Zequinha, que correu com uma camiseta velha, chamou o atletismo de "primo pobre" dos esportes, pelo fato de não terem recebido uniformes de competição.
Atrás de Zequinha chegaram o cubano Alain Miranda (prata/1min46s88) e o norte-americano William Sumner (bronze/1min47s58). Gilmar da Silva, do Brasil, foi o quarto (1min47s85).
A outra medalha de ouro do dia foi conquista por Eronildes Araújo, nos 400 m com barreiras. Ele é bicampeão do Pan.
A prova terminou com dobradinha brasileira na ponta. Eronildes fez 49s29 e a prata foi para Everson Teixeira da Silva, com 50s24.
A carioca Luciana de Paula Mendes, 23, ganhou outra prata.
Ela liderou parte da prova dos 800 m, mas cansou no final e foi ultrapassada pela norte-americana Meredith Rainey (1min59s44). Luciana marcou 2min01s71.
No salto triplo, vencido pelo cubano Quesada Fernan, com 17,67 m, o brasileiro Anísio Souza e Silva ficou em quinto (16,61 m).
O maior astro do atletismo do Pan se apresenta hoje: o recordista mundial do salto em altura, o cubano Javier Sotomayor.
Os brasileiros estarão em outras provas, com chances de vitórias: na maratona —Arthur de Freitas e Luís Carlos da Silva; nos 5.000 m —Ronaldo da Costa e Wander Moura; nos revezamentos 4x100 m (Walmes de Souza, Arnaldo de Oliveira, Marcelo Brivilatti e Robson Caetano) e 4x400 m (Everson da Silva, Eronildes Araújo, Inaldo Sena e Zequinha).

Texto Anterior: Tyson deixa hoje prisão após 1.095 dias
Próximo Texto: Brasil luta por mais medalhas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.