São Paulo, domingo, 26 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidade terá seu banco de dados

DA REPORTAGEM LOCAL

A USP pretende concluir até meados de 1995 o levantamento até hoje mais completo sobre qualidade e quantidade da produção científica de uma universidade brasileira.
Segundo o pró-reitor de pesquisa, Ugo Armelin, que está levantando as informações, o banco da USP vai contar também trabalhos publicados em simpósios e conferências respeitáveis, muitos deles ignorados por índices tradicionais.
Outra novidade será uma espécie de "índice de competência administrativa-científica", isto é, a capacidade de os pesquisadores obterem verbas junto a órgãos de financiamento rigorosos com a qualidade, como a Fapesp.
Serão utilizados vários bancos de dados internacionais. A publicação em órgãos nacionais de qualidade também será compilada e será mostrado o impacto dos artigos científicos.
Isto é, artigos publicados em revistas sem importância serão desconsiderados na contagem da produção. Os números absolutos desta última serão relativizados por meio da consideração do impacto de um artigo científico, que é medido pelo número de citações que ele merece em outros trabalhos.
O método é tradicional na comunidade científica internacional, mas pela primeira vez será apresentado no país de forma organizada e por áreas de especialização.

Texto Anterior: USP contesta números da Unicamp
Próximo Texto: Cidades disputam traçado da Bandeirantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.