São Paulo, domingo, 26 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundos têm características de pós-fixado

Ao contrário da caderneta de poupança e dos CDBs, que são prefixados, nos fundos de investimento não se pode conhecer, com antecedência, qual será o rendimento nos próximos 28 ou 30 dias, por exemplo.
Esses fundos compõem suas carteiras com títulos públicos e privados ou fazem operações nos mercados futuros e vão apropriando diariamente no valor das quotas os rendimentos já realizados ou a serem obtidos mais adiante.
O lucro dos bancos vem através das taxas de administração descontadas dos rendimentos das aplicações, antes do lançamento no valor das quotas. A comparação desses valores em diferentes dias, para cálculo do rendimento, também resulta numa taxa bruta: no resgate o Imposto de Renda na fonte come 10% do rendimento nominal.
Como o valor das quotas varia a cada dia útil, o rendimento da aplicação num determinado período —o mesmo de uma poupança, por exemplo— só pode ser calculado depois de decorrido todo o prazo da aplicação.
Mesmo um fundo de renda fixa tradicional, cuja carteira é composta basicamente por CDBs prefixados, tem características de pós-fixado para o quotista.
Quando um desses fundos adquire um CDB prefixado e coloca em sua carteira, o administrador sabe com antecedência de quanto será a rentabilidade desse título nos próximos 30 dias, por hipótese. Mas esta rentabilidade é lançada ao valor da quota de forma diluída.
Se o fundo é agressivo, faz operações no mercado futuro e acaba tendo prejuízo, como na recente crise cambial, também as perdas costumam ser incorporadas de forma diluída ao valor das quotas.
Nos planos econômicos que impuseram a "tablita" de deflação aos papéis prefixados, como os CDBs e RDBs, até mesmo os fundos de renda fixa tradicionais descarregaram perdas nas quotas porque seu valor havia se apropriado, antes, de uma rentabilidade futura que acabou não se concretizando.

Texto Anterior: Confusão de dias úteis fez poupança perder depósito
Próximo Texto: Entenda a proposta para mudar sua aposentadoria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.