São Paulo, domingo, 26 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

Agente laranja - O mais tóxico dos herbicidas lançados por aviões dos EUA sobre o Vietnã visando negar a selva aos comunistas; foram usados 72 milhões de litros.
Bao Dai - Imperador levado ao trono pelos franceses aos 12 anos, em 1926; renunciou em 1945.
Bonzo — Monge budista vietnamita; em oposição ao regime de Ngo Dinh Diem, vários deles cometeram suicídio ritual ateando fogo ao próprio corpo em público.
B-52 - O mais poderoso dos bombardeiros usados pelos EUA. A guerra do Vietnã consumiu 15 milhões de toneladas de bombas, o equivalente a 450 explosões nucleares como a de Hiroxima.
Charlie - Nome pejorativo dado pelos norte-americanos aos guerrilheiros vietcongs.
Conferência de Genebra - Encerrada em 8 de maio de 1954; previa a unificação do Vietnã após eleições em 1956, que não ocorreram.
Diem, Ngo Dinh - Nomeado premiê no Sul por Bao Dai em 1954, cancelou as eleições de 1956 e se proclamou presidente. Foi assassinado em novembro de 1963.
Dien Bien Phu - Vale no norte do Vietnã onde os franceses sofreram sua derrota final para o Vietminh, em 7 de maio de 1954.
Documentos do Pentágono - Relatório sobre o envolvimento dos EUA no Vietnã encomendado pelo secretário da Defesa Robert McNamara em 1967; sua divulgação pelo The New York Times, em 1971, causou um escândalo que apressou o fim da guerra.
Eisenhower, Dwight - Presidente dos EUA (1953-61), incitou Diem a ignorar os Acordos de Genebra e envolveu os EUA no conflito.
Fonda, Jane - A atriz foi a mais conhecida personalidade norte-americana a visitar o Vietnã do Norte durante a guerra; em julho de 1972, fez uma transmissão pelo rádio de Hanói acusando os EUA.
Golfo de Tonkin - Sob pretexto de ataques a dois destróieres norte-americanos no golfo, em agosto de 1964, os EUA intensificaram os bombardeios aéreos.
Ho Chi Minh - Nascido em 1890, foi fundador do Partido Comunista francês nos anos 20. Criou o Vietminh e liderou o Vietnã do Norte até morrer, em 1969. Johnson, Lyndon B. - Presidente dos EUA (1963-68), intensificou os bombardeios e elevou o número de soldados norte-americanos no Vietnã de 16 mil a 400 mil.
Kennedy, John F. - Presidente dos EUA de 1961 a novembro de 1963, comprometeu tropas terrestres do país no Vietnã.
Khe Sahn — Cidade onde foi travada a mais sangrenta batalha da guerra, em janeiro de 1968; o ataque à cidade revelou-se depois um engodo do Vietnã do Norte, que preparava a Ofensiva do Tet.
Kissinger, Henry - Secretário de Estado do governo Nixon, assinou os Acordos de Paris, em janeiro de 1973, retirando os EUA da guerra.
My Lai - Aldeia onde ocorreu o mais brutal crime de guerra, em 16 de março de 1968; 150 civis foram mortos pela Companhia Barker da Infantaria do Exército dos EUA.
Napalm - Carga incendiária para bombas, um gel feito de nafta e óleo de palmeira.
Nixon, Richard M. - Presidente dos EUA (1969-74), inicialmente aumentou o número de soldados no Vietnã para mais de meio milhão; em seu governo os EUA saíram da guerra, em 1973.
Ofensiva do Tet - Lançada pelo Norte e os vietcongs em janeiro de 1968, com ataques a cem cidades.
Trilha de Ho Chi Minh - rede de caminhos pela selva, penetrando no Laos e no Camboja, para abastecer os guerrilheiros vietcongs no Sul a partir do Vietnã do Norte.
Vietcong - Corruptela de Viet Nam Cong San ( comunistas do Vietnã), apelido da Frente de Libertação Nacional, guerrilha criada em 1960 por Ho Chi Minh.
Vietminh - Sigla de Viet Nam Doc Lap Dong Minh Hoi, ou Liga pela Independência do Vietnã, fundada por Ho Chi Minh em 1941 para combater os franceses.

Texto Anterior: Reformas são questionadas
Próximo Texto: Correspondente relembra três momentos de emoção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.