São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil conquista ouro no triatlo na despedida do Pan

EDGARD ALVES
ENVIADO ESPECIAL A MAR DEL PLATA

A delegação do Brasil se despediu dos 12º Jogos Pan-Americanos com uma medalha de ouro no triatlo e três de bronze no judô.
A cerimônia de encerramento do Pan aconteceu à noite, no Estádio Municipal de Mar del Plata.
Representantes dos 42 países participantes desfilaram. O próximo Pan será em Winnipeg, Canadá, em 1999.
No balanço final, a campanha brasileira fechou com maior número de medalhas (82 = 18 de ouro, 27 de prata e 37 de bronze) do que em Havana-91 (79 = 21 de ouro, 21 de prata e 37 de bronze).
Os números em si, no entanto, não são decisivos para indicar uma evolução. O Brasil caiu, por exemplo, dois postos na classificação final —de quarto para sexto—, superado por Argentina e México.
A classificação é determinada pelo número de medalhas de ouro. Mas, diante da Argentina, o Brasil perdeu tanto nas vitórias quanto no total geral de medalhas.
Na análise deve ser avaliado ainda outro detalhe: o Brasil contou em Mar del Plata com sua maior delegação —397 atletas— da história no Pan. Competiu em 32 modalidades das 40 possíveis.
Os EUA resgataram a liderança do Pan, enquanto que Cuba ficou um pouco abaixo das 130 medalhas de ouro que havia ganho em casa, em 1991. Levou 112.

Medalhas do Brasil no fim-de-semana:
ouro -triatlo (individual/Leandro Macedo) e caratê (livre/José Carlos Gomes);
prata - handebol masculino (perdeu na decisão para Cuba por 34 a 20), pólo-aquático (perdeu na decisão para os EUA por 16 a 5), caratê (até 52 kg/Iara Oliveira), boxe (60 kg/Acelino Freitas), atletismo (5.000 m/Wander Moura e maratona/Luiz Carlos Silva);
bronze - caratê (mais de 80 kg/Altamiro Oliveira Cruz), judô (leve/Sérgio Oliveira, meio-leve/Henrique Guimarães, ligeiro/Carlos Bortole, superligeiro/Rodolfo Yamaiose, leve/Danielle Zangrando, ligeiro/Andrea Berti) e basquete (derrotou o Uruguai por 98 a 85).

Texto Anterior: Mulheres adotam discrição
Próximo Texto: A noite do Oscar e a tarde do Oscar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.