São Paulo, terça-feira, 28 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Detentos se rebelam em DP na zona norte

DA REPORTAGEM LOCAL

Os 116 presos do 40º DP, na Vila Santa Maria (zona norte) se rebelaram ontem às 7h30 da manhã. O delegado de plantão, Ricardo Stanev, foi pego como refém.
A rebelião só terminou após a remoção de todos os presos da cadeia, por volta das 14h.
Eles foram levados ao 8ºDP, no Belém (zona norte). De lá, eles seriam redistribuídos para outras delegacias.
Os presos pediam a presença do juiz-corregedor, Ruy Alberto Cavalheiro, e de um advogado. Eles queriam a remoção de 27 presos que teriam direito a regime de prisão semi-aberto.
Segundo Stanev, os presos saíram da cela por um buraco na parede e pegaram uma pistola 380 que estava guardada na gaveta do carcereiro.
"Ouvi um barulho e fui à sala de carceragem. Os presos já estavam fora das celas e me fizeram de refém. Conseguimos ao menos evitar uma fuga em massa, que era a intenção deles", afirmou Stanev, que permaneceu todo o tempo com a pistola apontada para sua cabeça.
Por volta das 10h, um preso identificado apenas como "Calixto" foi à porta da delegacia e disse que a rebelião havia começado quando um preso epilético teve um ataque e os funcionários da delegacia teriam se negado a prestar socorro.
Em princípio, apenas 27 presos seriam transferidos, mas os detentos destruíram todas as celas e puseram fogo na sala de carceragem, deixando a delegacia sem condições mínimas de segurança para abrigá-los.

Texto Anterior: Agentes dizem desconhecer grupo
Próximo Texto: Dentadura que não mexe deixa a fala normal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.