São Paulo, terça-feira, 28 de março de 1995 |
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F-1 até 'engorda' para burlar regra
JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
Anteontem, Michael Schumacher (Benetton) e David Coulthard (Williams) foram desclassificados do GP do Brasil, por irregularidades no combustível de seus carros. Agora, o repentino aumento de peso dos pilotos pode fazer com que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), órgão máximo do esporte, reveja seus procedimentos. Neste ano, diferentemente do ano passado —quando o regulamento dizia que o carro deveria pesar pelo menos 515 kg—, o mínimo é de 595 kg. Só que contabiliza também a massa do piloto. Em média, um piloto pesa cerca de 70 kg. A mudança do regulamento, então, promoveu um aumento de 10 kg para tornar os carros mais pesados, leia-se, mais lentos. O peso dos carros é verificado a cada GP durante treinos (de forma aleatória) e corridas (de forma dirigida, os líderes são verificados). E a esses números são somados os pesos dos pilotos que constam de uma "pesagem oficial", realizada no início da temporada. A pesagem deste ano foi feita na quinta-feira passada, nos boxes de Interlagos. Assim começou a polêmica, já que muitos pilotos teriam engordado deliberadamente para a "pesagem oficial" para, com o passar do tempo, emagrecerem. O conjunto carro mais piloto ficaria a cada GP "oficialmente" mais leve, portanto mais rápido, promovendo uma vantagem extra na pista. Segundo as "pesagens oficiais" realizadas em 94 e este ano, os pilotos engordaram em média 4 kg. Quem mais ganhou peso foi o alemão Michael Schumacher, que passou de 68 kg para 77 kg. "Ganhei alguns quilos neste inverno (europeu) por causa dos treinamentos físicos. Transformei gordura em músculos", explicou-se o campeão mundial de 94. Outros exemplos: Gerhard Berger, da Ferrari, que passou de 74 kg para 80 kg; Damon Hill, da Williams, que ganhou 5,5 kg; Mika Hakkinen, da McLaren, somou 9 kg aos seus 66 kg anteriores. Mas a FIA parece estar atenta ao problema. Anteontem, segundo um assessor de Schumacher, o piloto foi obrigado a se pesar de forma inesperada logo após o GP do Brasil. Foi constatado que seu peso adicionado ao do carro não quebrou o regulamento, mas foi consideravelmente inferior ao obtido na "pesagem oficial" da quinta-feira. A FIA não fez nenhum anúncio oficial sobre o problema, neste fim-de-semana em Interlagos. Mas alguns dirigentes deram a entender que tinham conhecimento das discrepâncias e iriam iniciar uma investigação. LEIA MAIS sobre a F-1 à pág. 3 Próximo Texto: Schumacher vai para sul da Bahia Índice |
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