São Paulo, terça-feira, 28 de março de 1995
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Gasolina deve ser comercial

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O regulamento técnico do Campeonato Mundial de F-1, elaborado pela FIA, disciplina o uso de combustíveis em seu Artigo 16.
A rigor, a gasolina deve ter caráter comercial, ou seja, estar disponível ao público em qualquer posto de gasolina —em pelo menos 12 dos países que compõem o calendário.
Mas o regulamento é flexível, dando a possibilidade para que as empresas petrolíferas desenvolvam seus combustíveis a partir das substâncias encontradas em seus produtos comerciais.
David Coulthard e Michael Schumacher não foram punidos por utilizarem um combustível fora do regulamento.
As desclassificações ocorreram porque a gasolina fornecida pela Elf, petrolífera francesa, não era a mesma que fora apresentada à FIA antes do início da temporada.
Um exame batizado de "finger print" (impressão digital) foi adotado este ano para facilitar a fiscalização. Ele comprova se a gasolina usada na corrida é igual à enviada previamente, dispensando um exame mais detalhado.
(JHM)

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