São Paulo, terça-feira, 28 de março de 1995 |
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Cuidado com parte elétrica evita bateria descarregada
DEBORAH DE OLIVEIRA
Qualquer problema com esses componentes pode afetar a vida da bateria (a média é de três anos). "Quando a bateria começa a perder a energia armazenada, 90% das causas verificadas são por problemas no alternador ou no regulador de voltagem, que pode descarregar ou sobrecarregar a bateria." A afirmação é de José Deomiro Lopes, 37, técnico da Acumuladores e Baterias Jide. Segundo ele, os problemas que costumam aparecer são: desgastes do carvão e das escovas do alternador e mau contato nos conectores ligados à bateria. Outros estão relacionados ao nível de solução. Ela precisa manter coberta as placas de chumbo das baterias convencionais (aquelas que precisam de água). A solução pode estar baixa e o acúmulo de zinabre, substância corrosiva, isola a passagem da eletricidade da bateria para os equipamentos elétricos do carro. Existe um tipo de bateria recomendada para cada carro. Os carros a gasolina, equipados com poucos acessórios, podem utilizar baterias de menor amperagem (energia armazenada). Os veículos a álcool, com acessórios como ar-condicionado e vidro elétrico, necessitam de uma bateria que armazene mais energia. As marcas mais comuns de baterias convencionais são Delco, Heliar, Moura e Durex. Existem baterias que dispensam o uso de água, caso das marcas Delco Freedom e Heliar Free. "A bateria que não utiliza água dispensa cuidados constantes. O único cuidado na parte elétrica que deve ser observado é com o alternador", diz Jair de Oliveira, 56, proprietário da J. Franco Baterias. O tempo de garantia das baterias novas é de um ano. Texto Anterior: Produtos facilitam a limpeza do carro Próximo Texto: Alguns cuidados prolongam a vida útil Índice |
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