São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meu reinado por um radinho de pilha!

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Uma luz me iluminou! Descobri para que serve a noite do Oscar! Quer saber? É para a gente constatar que nenhum rádio da casa funciona.
Ou melhor, é para a gente aprender a tratar com o devido respeito a empregada, já que ela é a única pessoa da casa que sabe pôr para funcionar aquele radinho de pilha fuleiro que fica dando sopa na rouparia.
O que o rádio de pilha tem a ver com o Oscar? Rigorosamente tudo.
Eu explico: quem deseja assistir àquela babélica salada eletrônica que é a transmissão tapuia da entrega do Oscar sem ser acometido por ataque de labirintite, tem por obrigação sintonizar o rádio nas estações que transmitem a festa na versão original, sem tradução simultânea.
Estou cansada de saber que o SBT não dispõe daquele gueri-gueri, a tecla SAP. Mas, na noite do Oscar meu desespero era tanto que dei para procurar a tal da tecla SAP da minha Trinitron até debaixo da geladeira.
Alguém poderia me dizer onde fica esse raio dessa tecla SAP? Aliás, alguém sabe se existe curso para aprender a usar controle-remoto? Será que minha tecla SAP ficou perdida lá na Zona Franca? Ou será que o senador Gilberto Miranda, o rei da zona, a Franca, levou minha tecla SAP para passear de iate? Sei não.
Só sei que, sem radinho de pilha e sem tecla SAP, acabei micando na mão daquela espécie de Forrest Gump em esperanto que o SBT contratou para fazer a tradução simultânea da cerimônia do Oscar.
Deus me livre e guarde! O tradutor do SBT estava tão, mas tão confuso que não teria traduzido "the book is on the table", nem que o Rubens Ewald o tivesse ameaçado com uma bazuca. O homem estava mais perdido do que cachorro em dia de mudança. Mais perdido, até, do que traque em bombacha. Por pouco, não traduziu "push" por "puxe" e deu com a cara na porta.
Foi a noite do Oscar com mais traduções da história. Até as músicas que concorriam à estatueta, o SBT encanou em legendar. Já imaginou se a moda pega? Já imaginou se a MTV resolve legendar todos os clipes, inclusive os do Roxette?

Texto Anterior: Funcionários ameaçam parar
Próximo Texto: Dá para o gato comer; Nome infeliz; Preconceito?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.