São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Município paulista tem analfabetismo zero

LUIZ MALAVOLTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

O município paulista de Itaju (3.500 habitantes, situado a 352 km a noroeste de SP) possui índice zero de analfabetismo entre crianças e adolescentes de até 17 anos.
A constatação aparece em estudo do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) que será divulgado na semana que vem.
Para realizar o estudo, o Unicef usou dados coletados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no censo de 91. Com base nas informações apuradas, o Unicef criou um ranking dos 50 municípios com os melhores e piores índices de alfabetização.
O coordenador de Política Social do Unicef, Manuel Rojas, afirmou que o estudo vai apresentar ao governo sugestões para combater o analfabetismo.
A prefeita de Itaju, Fátima Camargo Guimarães (PMDB), 38, disse que o resultado do estudo não a surpreendeu, pois desde 90, a prefeitura investe em um programa de educação. No ano passado, foram gastos R$ 172 mil na área.
Esse valor, segundo a prefeita, equivale a 28% do orçamento municipal. O Estado e a União, juntos, contribuíram com R$ 10 mil.
O município fornece gratuitamente uniforme, material escolar e transporte a todos os alunos.
A cidade tem apenas uma escola pública, a EEPSG Erasto Castanho de Andrade. A prefeitura paga todas as despesas da escola, exceto os salários dos professores.
Fátima disse que os alunos recebem alimentação, dispõem de médicos e dentistas, gratuitamente, e podem ainda frequentar cursos extras, como o de datilografia.
A prefeitura mantém seis peruas para buscar os alunos nas fazendas onde vivem. Itaju tem 296 km de estradas rurais e 50% da população mora na zona rural, segundo a prefeitura.

Texto Anterior: Dá para o gato comer; Nome infeliz; Preconceito?
Próximo Texto: Cidade fica isolada devido às chuvas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.