São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de peças afeta produção de montadoras

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Volkswagen deixou de produzir este mês 4.000 carros por falta de peças e mantém em seus pátios 8.700 veículos incompletos. Na Ford, o total de unidades inacabadas chegava ontem a 1.648 unidades.
Na Volks, o modelo mais atingido pela interrupção no fornecimento de componentes é o Gol. A montadora vai colocar no mercado em março apenas 19 mil unidades do modelo, 6.000 a menos do que o previsto.
"Foi um mês terrível", afirma Luiz Muraca, diretor de Planejamento e Marketing da montadora.
Muraca não soube dizer quais os itens que estariam comprometendo mais a produção. "A falta de peças é generalizada", afirmou.
Na Ford, 1.648 carros permaneciam incompletos no pátio da fábrica de São Bernardo ontem à tarde, à espera de componentes, segundo a assessoria de imprensa.
Faltam tapetes e revestimentos, capas de banco, vidros e caixas de ventilação. Os fornecedores, segundo a Ford, responsabilizam a falta de matéria-prima pelo atraso nas encomendas. No caso dos vidros, o problema é o esgotamento da capacidade de produção da fábrica, a Santa Marina.
A General Motors informou, através da assessoria de imprensa, que a sua produção não foi afetada, mas também enfrenta problemas no fornecimento de autopeças.
Na fábrica da Fiat, em Betim (MG), a produção é normal, segundo a assessoria de imprensa.

Reajuste
Paulo Butori, presidente do Sindipeças (entidade que reúne a indústria de autopeças), diz que o setor necessita de reajuste médio de 15% nos preços.
"Os fornecedores reajustam os preços da matéria-prima todo mês. Mas a montadora se recusa a pagar mais pela autopeça", diz. Ele dá como exemplo o preço do aço, que aumentou 30% desde novembro.
Butori admite que algumas empresas possam estar deixando de entregar peças para pressionar as montadoras. "Mas essa prática não é generalizada", afirma. Segundo ele, muitos fabricantes de autopeças reduzem a produção por falta de recursos para comprar a matéria-prima.

Texto Anterior: Trinta mil lojas fecharam em 95 na Argentina
Próximo Texto: Montadora promete investir US$ 2,5 bilhões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.