São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Robô da Nachi move cargas de até 15 kg

DA REPORTAGEM LOCAL

Um robô apresentado pela subsidiária brasileira do grupo japonês Nachi foi um dos destaques da Feimafe/Qualidade'95, feira de máquinas e ferramentas realizada na semana passada, em São paulo.
O equipamento nem de longe lembra os sofisticados humanóides que aparecem em filmes de ficção científica e série de TV.
Trata-se de um braço mecânico articulado, que pode ser programado por computador. Mas isso também não é dizer pouco.
Com seis eixos, o robô da Nachi pode fazer movimentos para a frente, para trás, para os lados, para cima e para baixo.
O modelo demonstrado na feira tem capacidade para carregar até 15 kg. Sua precisão de parada repetida é de 0,1 mm —o robô é capaz de voltar sempre para o mesmo ponto, com um erro máximo de 0,1 mm.
"Ele pode ser usado para transportar peças para um torno, por exemplo, ou pode trabalhar com ferramentas, como um equipamento de solda", diz João Carlos Roldan, gerente de divisão da Nachi do Brasil.
O robô vem com um painel de controle e uma prancheta eletrônica para programação dos movimentos. A programação também pode ser feita via computador.
O preço de um robô como o da Nachi é de aproximadamente US$ 50 mil, mas sua instalação em fábrica, incluindo a célula de trabalho (com ferramentas e mesa onde as peças são posicionadas ou de onde são retiradas), pode chegar a custar US$ 300 mil.

Texto Anterior: Velocidade é benefício, diz produtor de software
Próximo Texto: Empresário analisa futuro da comunicação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.