São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CVM obriga a divulgar operações de derivativos

DA REPORTAGEM LOCAL

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) baixou instrução obrigando as empresas de capital aberto a colocar em seus balanços em nota explicativa, já a partir do balancete trimestral de junho deste ano, as operações realizadas no mercado de derivativos.
Em nota divulgada, a CVM explica que "recentes episódios demonstram a necessidade premente de um maior nível de 'disclosure' do uso de instrumentos financeiros". O episódio recente é, certamente, a quebra do banco Barings, que perdeu US$ 1 bilhão no mercado futuro da Bolsa de Tóquio.
A CVM está preocupada em tornar mais transparentes os balanços, aumentando o poder de fiscalização e controle do mercado.
O mercado de derivativos comporta vários tipos de operação que, se usadas corretamente (calçadas em uma operação no mercado à vista, daí o nome derivativo), diminuem os riscos. Os mercados, porém, comportam apostas secas —que ampliam os riscos. Foi o caso do Barings.

Texto Anterior: Uma auditoria na Previdência
Próximo Texto: Metalúrgicos assumem controle da Facit em MG
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.