São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova encíclica ataca 'cultura da morte'

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O papa João Paulo 2º publica hoje a encíclica "Evangelium vitae" (Evangelho da vida), sobre questões morais ligadas a defesa da vida, aborto e pena de morte.
Com quase 200 páginas, a 11ª encíclica do pontificado de João Paulo 2º tratará da posição da Igreja Católica sobre temas como aborto, eutanásia, contracepção, embriologia e genética.
Uma encíclica é uma carta enviada pelo papa aos bispos com a posição da igreja sobre os problemas da atualidade.
O próprio papa adiantou, no domingo, o conteúdo dessa nova encíclica. Segundo João Paulo 2º, ela é uma "meditação sobre a vida acompanhada de um chamado para se posicionar generosamente" a serviço dessa riqueza.
O diário espanhol "ABC" publicou ontem trechos da encíclica. "Quando se nega o direito à vida, a democracia caminha rumo ao totalitarismo", afirma João Paulo 2º.
A encíclica reafirma a condenação do aborto e da eutanásia, ou a impressionante multiplicação e aprofundamento das ameaças à vida das pessoas, especialmente quando essa é débil e indefesa.
Para o papa, o aborto e a eutanásia são apenas os fenômenos mais visíveis e perversos da "cultura da morte", que pretende legitimar 'tudo que se opõe à vida".
Isso inclui, segundo trecho publicado pelo diário "ABC", os "homicídios de qualquer espécie, os genocídios, o aborto, a eutanásia, o suicídio voluntário, as mutilações, as torturas corporais e mentais, os encarceramentos arbitrários e a escravidão".
A encíclica também afirma que "novas formas de agressão contra a dignidade do ser humano" se tornaram possíveis graças ao desenvolvimento tecnológico.
Os trechos publicados pelo diário se espalham por oito páginas. Segundo a agência italiana "Ansa", o "ABC" é próximo ao grupo católico conservador Opus Dei.
A publicação foi condenada pela Conferência Episcopal espanhola. A encíclica foi distribuída à imprensa com a condição de que nada fosse publicado até as 10h de hoje (7h em Brasília).

Texto Anterior: Curdos acusam turcos de incendiar casas civis
Próximo Texto: OUTRAS ENCÍCLICAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.