São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 1995
Próximo Texto | Índice

Ainda tímido; Reengenharia; Jogo de paciência; Articulação em campo; Processo; O jeito de cada um; A ordem das coisas; Tática

Ainda tímido
Malan foi ontem à TV, mas é generalizada entre os ministros amigos de FHC a avaliação de que o titular da Fazenda é quieto demais. Acham que ele fala pouco nas reuniões ministeriais e deveria aparecer mais para defender o real.

Reengenharia
Está crescendo no governo a corrente que defende uma redefinição das funções da Casa Civil. Os defensores da tese não têm críticas diretas ao titular Clóvis Carvalho, mas à forma como FHC desenhou as suas atribuições.

Jogo de paciência
Ganha força no Congresso a visão de que o PFL está de olho na Casa Civil de FHC, de preferência para Jorge Bornhausen. Mas a avaliação é de que o partido não tem pressa: acha que o cargo acabará vindo "por gravidade".

Articulação em campo
FHC já aceitou o convite de Vadão Gomes (PP-SP) e só falta acertar a data. O presidente dará o pontapé inicial em um jogo de futebol de deputados federais que costumam se reunir para uma "pelada" todas as terças-feiras.

Processo
A área econômica do governo começou a trabalhar nas medidas para frear importações há 20 dias, quando sentiu que o quadro não ia mudar. Serra teria preferido fixar cotas de produtos, mas ficou satisfeito com a fórmula definida.

O jeito de cada um
De um dirigente do PFL, partindo para a brincadeira ao falar das recentes dificuldades políticas do governo federal: "Lá, no Palácio do Planalto, tem paulistas, acadêmicos e sociólogos. No Congresso, não tem nada disso".

A ordem das coisas
Francisco Dornelles (PPR-RJ) acha que a renovação do Fundo Social de Emergência deixará o governo "cheio de dinheiro". Por isso, prefere "reestruturar o Estado" para, só depois, fazer a reforma fiscal. Nem que seja em 96.

Tática
De José Genoino (PT-SP), sobre a dificuldade do governo em comunicar-se com o Congresso: "O FHC tem muitos Romários, mas está faltando um Dunga para enquadrar a equipe e dizer para onde se chuta para marcar gol".

Próximo Texto: Na fila; Alianças; Salaminho; A dois; Uma saída; Tentativa; Lá na frente; Imagem externa; Peso específico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.