São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fórmula 1 é 'dilatada' e passa a ter 17 corridas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A temporada de F-1 deste ano terá 17 corridas. O GP da Hungria, no dia 13 de agosto, que tinha caráter de corrida reserva quando o calendário foi anunciado em 1º de fevereiro último, passou a constar oficialmente da programação.
A corrida acontecerá no circuito de Hungaroring, nos subúrbios de Budapeste.
A decisão foi anunciada ontem pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que celebrou em Paris mais uma reunião de seu Conselho Mundial.
Segundo a entidade, a inclusão do GP tem caráter excepcional e não significa que as próximas temporadas serão também dilatadas.
A única vez na história que a F-1 teve 17 GPs em uma mesma temporada foi em 1977. O número de 16 GPs não é alterado desde 84.
A inclusão da prova não causará nenhuma alteração no calendário, já que havia um hiato de quatro semanas no mês de agosto —entre os GPs da Alemanha (30 de julho) e da Bélgica (27 agosto).
A data limite para os organizadores da prova em Monza apresentarem o resultado das obras é dia 28 de junho, quando acontece outra reunião do Conselho Mundial.
Mesmo assim, a chance da corrida italiana não acontecer é considerada mínima, para não dizer impossível —no ano passado, a prova chegou a ser excluída do calendário, mas acabou acontecendo.
Os GPs de San Marino, em Imola, e do Pacífico, em Aida, no Japão, já foram confirmados.
A FIA não declarou se haverá descarte de pontos para efeito de campeonato, devido à corrida extra. Mas há rumores de que alguma prova possa não ocorrer, possivelmente no Japão (a outra é em Suzuka).
Em outra decisão, o Conselho Mundial estabeleceu que no caso de os carros terem um incremento de desempenho exagerado a partir de 97, as equipes terão três meses para apresentar propostas.
Caso isso não acontece no prazo estipulado, a FIA se reserva no direito de impor alterações próprias.

Como ficou o calendário deste ano da F-1: GP do Brasil (já disputado); GP da Argentina - 9 de abril; GP de San Marino - 30 de abril; GP da Espanha - 14 de maio; GP de Mônaco - 28 de maio; GP do Canadá - 11 de junho; GP da França - 2 de julho; GP da Inglaterra - 16 de julho; GP da Alemanha - 30 de julho; GP da Hungria - 13 de agosto; GP da Bélgica - 27 de agosto; GP da Itália - 10 de setembro; GP de Portugal - 24 de setembro; GP da Europa (Nurburgring, Alemanha) - 1º de outubro; GP do Pacífico (Aida, Japão) - 22 de outubro; GP do Japão - 29 de outubro; GP da Austrália - 12 de novembro

Texto Anterior: Menem promete ajudar atleta
Próximo Texto: Schumacher afirma que cumpriu sua obrigação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.