São Paulo, sábado, 1 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo aparelho lembra motorista de pôr o cinto

OSMANI COSTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

O físico Miguel Ângelo Clemente, 31, inventou um aparelho para ajudar o motorista a não se esquecer de usar o cinto de segurança.
Batizado de "alerta-cinto", o aparelho corta a corrente da ignição e dispara um alarme toda vez que o motorista tenta dar partida sem estar usando o equipamento de segurança.
Segundo Clemente, que também é técnico em eletrônica, a idéia surgiu por causa da lei municipal que, em março, vai tornar obrigatório o uso de cinto de segurança no perímetro urbano de Londrina (a 379 km de Curitiba).
O aparelho tem um circuito eletrônico central instalado no painel do carro e dois sensores magnéticos. Um fica na ponta do cinto do motorista e outro no encaixe, na parte fixa ao lado da poltrona.
Clemente está providenciando os documentos necessários ao registro da patente de seu invento.
A montagem de cada aparelho custa cerca de R$ 80, disse. A instalação no automóvel leva aproximadamente três horas.
O "alerta-cinto" é alimentado pela bateria do carro, mas, de acordo com clemente, o consumo de energia é baixo porque, ao contrario dos alarmes contra roubo, seu invento não consome energia quando o carro está desligado.

ONDE SABER MAIS - Com Miguel Ângelo Clemente, rua Uberlândia, 103, Jardim Bancários, Londrina (PR), CEP 86100-000; tel. (043) 327-5389

Texto Anterior: Risco não desanimou Margarida
Próximo Texto: PUC-SP cria rede de pesquisa sobre trabalho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.