São Paulo, sábado, 1 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Butantan abre laboratório para fabricar mais soro

DA REPORTAGEM LOCAL

O Instituto Butantan inaugurou ontem seu novo laboratório de artrópodes. O instituto pretende com isso conseguir auto-suficiência na criação de aranhas e escorpiões para fabricação de soro.
A inauguração oficial foi acompanhada pelo governador Mário Covas e pelo Secretário Estadual da Saúde, José da Silva Guedes.
Segundo a diretora do laboratório, Sylvia Lucas, 55, esta é a maior criação de aracnídeos da América Latina. "É importante que exista um laboratório como esse, porque ele é responsável pela fabricação do soro que salva vi das", afirma ela.
O Butantan espera depender cada vez menos dos insetos coletados na natureza e enviados ao instituto. "Conseguiremos criar em cativeiro um número suficiente de aranhas e escorpiões para a produção de soro", afirma. O laboratório possui cerca de 10 mil aranhas e 1.200 escorpiões. Segundo Denise Candido, 29, assistente técnica do laboratório, em dois anos o Butantan terá capacidade de atender a toda a demanda por soro no país. "Em dois anos atingiremos o número ideal de aranhas, cerca de 20 mil", afirma.
Segundo ela, até hoje muitos casos de picadas por escorpião ou aranha vinham sendo tratadas apenas com drogas, que têm efeito mais retardado que o soro. O novo laboratório foi instalado em um antigo prédio do Butantan, construído em 1926, que estava praticamente abandonado. A reforma do prédio foi patrocinada por três grandes indústrias farmacêuticas e levou seis meses.

Texto Anterior: Moda inverno mistura tailleur e camiseta
Próximo Texto: Center Norte expõe fábrica de chocolates; Crianças visitam toca do coelho no Murumbi; Iguatemi promove a Olimpíada da Páscoa; Aricanduva vai mostrar fábrica de ovos de Páscoa; Jardim Sul promove brincadeira com coelhos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.