São Paulo, sábado, 1 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reitor critica exame externo

DA REPORTAGEM LOCAL

Reitor critica exame externo
O presidente do Crub (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras), Éfrem de Aguiar Maranhão, criticou a forma de avaliação externa proposta no Paiub.
No programa, as próprias instituições vão escolher os especialistas que julgarão os pontos fortes e fracos das universidades.
"É preciso uma organização independente, que tenha a idoneidade reconhecida pelo governo e pelas universidades", afirma.
Maranhão também acha excessiva a prorrogação do prazo para entrega dos relatórios até o final do ano. "Poderia ter sido para o fim do semestre", diz.
Para ele, a avaliação dos cursos de graduação deve ser feita a longo prazo. Maranhão ressalta, no entanto, que o ministério precisa forçar ações.
Ele chamou de "provocação válida" a MP que institui a realização de um exame para os formandos das áreas de direito, saúde e engenharia ainda este ano.
A medida foi combatida por reitores e estudantes. Pela proposta, as notas dos alunos seriam registradas em seu histórico escolar.
O resultado serve para avaliar a qualidade das instituições públicas e privadas no recredenciamento das mesmas, que deve acontecer a cada cinco anos.
A MP também muda a eleição para reitores. Pela nova forma, o voto dos professores deve representar 70% do total. O resto seria para alunos e funcionários.

Texto Anterior: VEJA COMO FUNCIONA A AVALIAÇÃO
Próximo Texto: Federal de São carlos monta banco de dados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.