São Paulo, domingo, 2 de abril de 1995
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Comprar telefone celular exige cuidados especiais

VERA BUENO DE AZEVEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Comprar uma linha de telefone celular exige muita cautela e cuidado por parte do consumidor.
Como as inscrições na Telesp estão suspensas desde novembro do ano passado, a única opção é realizar o negócio com um particular ou uma empresa do setor.
Comprar a linha de um particular, através de anúncio de jornal, por exemplo, embute diversos riscos, além de dar muito trabalho.
Optando por uma empresa, você terá menos trabalho, pois geralmente ela cuida de todos os detalhes do negócio, inclusive da transferência da linha para seu nome. É claro que o custo é maior.
Mas é importante que você opte por uma empresa idônea, conhecida no mercado e existente há pelo menos cinco anos no mesmo endereço.
"Muitas 'empresas-fantasmas' realizam vendas fraudulentas e depois desaparecem, mudando de endereço", diz Edmon Rubies, diretor da Bolsa de Telefones, que opera no setor.
Para Adriana Simões Fernandes, supervisora de produtos e serviços do Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, é importante também que você confira se a empresa é registrada em cartório.
Para isso, solicite a seu representante o número do registro e o cartório onde foi feito e verifique a autenticidade destas informações.
Procedimentos
1 - Exija ou providencie certidões negativas dos diversos cartórios. O titular da linha pode estar sofrendo uma ação judicial que lhe impeça de realizar o negócio. Ele pode, ainda, estar em processo de separação judicial de seu cônjuge e não ter a posse definitiva da linha.
2 - Verifique se a titularidade da linha está correta, se não existem pendências que impeçam sua venda e se não há contas com pagamento em atraso.
Em São Paulo, isso pode ser feito através do telefone 1404 ("Telesp Celular"). Para o interior, o número é 0800-111040, segundo a assessoria de imprensa da empresa.
3 - Se a compra for feita através de uma empresa, leia atentamente o contrato, para ver se não existem cláusulas abusivas ou que o coloquem em desvantagem. Em caso de dúvida, você pode recorrer ao Procon ou outro órgão de defesa do consumidor de sua cidade.
4 - Saiba ainda que, em São Paulo, você pode ligar para o Procon (nº 1512) e checar se existem reclamações contra a empresa, quantas foram solucionadas, quantas estão em análise e os três principais problemas enfrentados por consumidores que já fizeram negócio com ela.
5 - Exija da empresa um certificado de garantia da compra. Segundo Edmon Rubies, algumas garantem a compra por um prazo de até 20 anos.
6 - Só pague a linha após ter toda a documentação em ordem e obter, na Telesp, a titularidade (transferência para o seu nome).
7 - Tome muito cuidado para não adquirir uma linha de uma cidade diferente daquela na qual reside. Nesse caso, cada ligação feita será um interurbano e a transferência para o local de seu domicílio pode não ser possível.

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