São Paulo, domingo, 2 de abril de 1995
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CARTAS

"Gostaria de obter informações sobre a Gurgel. A empresa ainda existe, está funcionando, quais as perspectivas atuais e como anda o projeto Delta? Gostaria de saber também quando será lançado o Fusca com injeção biponto (dois injetores eletrônicos de combustível para os quatro cilindros)."
(Felipe Mendes Borel - Rio de Janeiro, RJ)

"Aqui no Rio Grande do Sul, as notícias sobre a Gurgel são desencontradas. Gostaria de saber se ela voltou a fabricar e se tem peças para fornecimento. Tenho um BR 800 com 90 mil km rodados. O carro apresentou poucos problemas e cumpre suas finalidades, dentro das limitações naturais do seu modelo."
(César Veronese - Porto Alegre, RS)

"Gostaria de sugerir à Volkswagen a produção do "besouro" com a área envidraçada maior, como o Fusca mexicano. Por que não produzir o Fusca conversível?"
(Arlindo Lopes - Assis, SP)

"Gostaria de sugerir à Confederação Brasileira de Automobilismo a criação de um campeonato dos veículos fora de linha. As corridas poderiam ser regionais e os carros deveriam usar aerofólio e espoiler, mas sem alterar o estilo de cada carro. Gostaria de saber também se a Volkswagen vai fazer alguma mudança no Fusca."
(José Maria de Oliveira - Taubaté, SP)

A Gurgel está produzindo o modelo Supermini e o modelo Tocantins (sob encomenda). A montadora tem intenção de lançar até maio a versão 95 do Supermini. O carro sofreu algumas modificações de estilo. Segundo a assessoria da Gurgel, o projeto Delta (carro 'popular' de baixíssimo custo) continua sendo trabalhado e vem sofrendo mudanças e aperfeiçoamentos. As prioridades da montadora são o lançamento da nova versão do Supermini e sair da concordata. As peças podem ser obtidas na revenda autorizada Goney Veículos, r. Tenerife, 132, Vila Olímpia, tel. (011) 820-9921.

A Volkswagen informou que não existe planos para reestilizar o Fusca e não pretende a curto prazo tirá-lo de linha. A versão conversível pode ser feita em lojas independentes.

"Tenho visto propagandas na televisão sobre um produto chamado Auri. Gostaria de saber se realmente esse produto é bom para polir e não danifica a pintura."
(Antonio Maioral - Jaú, SP)
Veículos não testou esse produto. Trata-se de um filme protetor que, segundo o fabricante, consegue proteger contra a ação dos raios solares, da oxidação, da chuva e da poeira. Ele pode ser encontrado na loja Parts e Peças, r. Leopoldo Couto de Magalhães Jr., 1.355, tel. 821-9379, Itaim Bibi, SP, por R$ 20,00.

"Sou deficiente físico e gostaria de saber como devo proceder para adquirir um carro com câmbio automático zero km isento de impostos."
(Roberto Starck Lemos - Bauru, SP)

"Como deficiente físico gostaria de saber qual a isenção de impostos para adquirir um veículo adaptado zero km." (Nelson Ricardo L. Rocha - São Paulo, SP)

"Pretendo importar um carro novo dos Estados Unidos e, como deficiente físico, desejo usar as leis que me favorecem. Gostaria de saber quais são as leis que dão isenção de Imposto de Importação, IPI e ICMS."
(Dorival Pereira de Lázaro - Guarulhos, SP)

Segundo Edison Passafaro, presidente da associação de deficientes físicos, o decreto-lei que isenta o deficiente físico do pagamento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ainda não foi renovado este ano. Para isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), é necessário levar um laudo médico do Detran, que atesta a deficiência, à Receita Federal. Passafaro esclarece que não existe isenção em produtos importados para deficientes. As concessionárias não vendem carros adaptados. Só a transmissão automática como equipamento opcional. As adaptações podem ser feitas em oficinas especializadas. A Hand Drive faz esse tipo de serviço. O endereço é r. prof. Marcondes Domingos, 346, Santana, tel. 993-3829.

"Gostaria de solicitar seis opções para compra de um veículo no valor de R$ 22.500,00, sendo três nacionais e três importados. Gostaria que levassem em conta custo, benefício e valorização." (Hellison Eduardo Alves - Jacupiranga, SP)

"Gostaria de fazer uma pergunta e dar uma sugestão ao caderno. Com tantos detalhes que são observados num teste, gostaria de saber qual seria o carro nacional e o carro importado que nos testes realizados em 1994 mais se aproximaram do item 'a favor'. Qual seria o carro ideal para uma família? Gostaria de sugerir ainda a publicação de reportagens de turismo, realizadas com carros em teste.
(Luiz Carlos Mortari - São Paulo, SP)

Alguns carros nacionais que estão na faixa dos R$ 22 mil são publicados na tabela de Veículos. A tabela mostra apenas os preços básicos das versões. Para os carros importados, os preços sofrerão acréscimo em virtude do aumento da alíquota de importação, que passou de 32% para 70%. As marcas ainda não divulgaram os preços novos. Quanto aos testes realizados, o caderno só publica os resultados obtidos e, eventualmente, os compara com os de outros modelos. Na primeira edição de Veículos do ano, foi publicado um resumo dos testes realizados no decorrer do ano. Cópia do material pode ser solicitada ao Banco de Dados da Folha, através dos tels. 224-3985 e 224-4390, das 9h às 17h.

"Gostaria de alertar as pessoas para terem cuidado com anúncios de promoções de amortecedores em lojas com os preços muito baixos. Na troca dos amortecedores, muitas lojas costumam 'encontrar' outras peças que, na opinião delas, precisam ser trocadas, o que encarece muito o serviço." (Shuman Okatso - São Paulo, SP)

MANUAL DO PROPRIETÁRIO Os interessados em manuais da Ford devem escrever para Caixa Postal 5.064, CPI 2.043, CEP 09870-900, São Bernardo do Campo, SP, anexando à carta uma cópia do certificado de propriedade do veículo. Fiat, Volkswagen e GM recomendam a procura junto à rede de revendedores.

PARA ESCREVER Envie sua carta para caderno Veículos, Redação, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Ela só será respondida através desta seção.

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