São Paulo, segunda-feira, 3 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Trancos' afetam coluna e suspensão

DA REPORTAGEM LOCAL

A má qualidade do asfalto ataca a suspensão do carro e a coluna do motorista, além de também danificar os pneus.
Pouca gente percebe que os trancos causados pelos buracos nas ruas e avenidas da cidade afetam a sua coluna.
Mas os especialistas sustentam que, dependendo da intensidade do choque, a coluna do motorista acaba absorvendo o impacto provocado pela diferença no nível do asfalto.
Para evitar que esta diferença de nível se acentue, a prefeitura pavimenta as ruas e avenidas levando em conta o volume e o tipo de tráfego de cada via.
No caso das marginais Pinheiros e Tietê, as quatro camadas de asfalto (concreto asfáltico, binder, macadame betuminoso e base granular) somam 37,5 centímetros de espessura.
Em ruas onde o tráfego é mais leve, 18 centímetros são o suficiente para garantir a qualidade do piso. O custo de um metro quadrado de asfalto varia de R$ 30,00 a R$ 100,00.
O concreto, usado em alguns viadutos, é mais resistente do que o asfalto.
Mas o seu custo -de acordo com o engenheiro Laerte Moroni Pires, da Divisão Técnica Secretaria de Vias Públicas- não compensaria a sua utilização em larga escala nas ruas e avenidas da cidade.

Texto Anterior: Prefeitura culpa a chuva por buracos
Próximo Texto: Contrato de rede de ônibus é cancelado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.