São Paulo, quarta-feira, 5 de abril de 1995
Texto Anterior | Índice

Operação Descida será definida amanhã

DA REPORTAGEM LOCAL

O Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) adiou a definição de como será a Operação Descida no sistema Anchieta/Imigrantes durante o feriado de Páscoa. O órgão condicionou a implantação de um novo sistema de Operação Descida, batizado de "4x3" (quatro por três), ao resultado de uma audiência pública que está marcada para as às 17h de amanhã em Cubatão.
A operação "4x3" funciona da seguinte maneira: as quatro faixas da via Anchieta são usadas para a descida à Baixada Santista, enquanto as três da Imigrantes são destinadas para a subida à capital.
O objetivo desse novo sistema seria diminuir os congestionamentos na Anchieta que, na operação tradicional, não daria vazão principalmente aos caminhões que transportam mercadorias do porto de Santos e do pólo industrial da cidade de Cubatão.
Atualmente, no sistema tradicional -implantado em feriados prolongados e alguns fins-de-semana-, a subida da serra ocorre apenas em duas faixas da Anchieta, enquanto sua outra pista mais a Imigrantes atendem a quem vai para o litoral.
O presidente do Dersa, Stanislav Feriancic, 47, disse que é preciso fazer um teste do sistema "4x3" neste fim-de-semana para que a operação seja implantada no feriado prolongado.
"Sem o teste, é muito arriscado começar uma nova operação descida durante um feriado prolongado, quando o movimento aumenta bastante", disse.
Para definir isso, vão se reunir em Cubatão os representantes da prefeitura, da Secretaria dos Transportes e dos moradores dos bairros-Cota, que ficam na encosta da serra, próximo à via Anchieta.
Esses bairros terão o acesso dificultado durante o "4x3", já que a entrada exclusiva para a região é feita pela via Anchieta.
Com o novo sistema, quem vem de Santos terá que subir a serra pela Imigrantes, pegar uma estrada de serviço que faz a interligação com a Anchieta e voltar alguns quilômetros até os bairros-cota.
Feriancic afirma que, se não houver oposição ou manifestação contrária de nenhum dos segmentos presentes à audiência pública, o teste do novo sistema será feito.

Texto Anterior: Aberta nova alça de acesso à marginal Tietê
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.