São Paulo, quarta-feira, 5 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-secretário dos EUA admite erros no Vietnã

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O ex-secretário da Defesa dos EUA Robert McNamara disse ontem que ele e seus colegas de governo nas administrações John Kennedy e Lyndon Johnson (1961-69) devem "uma explicação às futuras gerações".
Ele disse ter cometido "erros horríveis" de avaliação sobre a intervenção militar dos EUA no Sudeste Asiático, no início dos anos 60: "esclarecer por que fizemos isso é nossa dívida com o futuro".
McNamara, 78, era um bem-sucedido intelectual e executivo (era presidente da Ford em 1960) quando John Kennedy o chamou para comandar o Departamento de Defesa, onde permaneceu durante o governo Johnson.
Nesse cargo, tornou-se um dos responsáveis pela política militar do país na Guerra do Vietnã e era considerado um "falcão" (defensor da resolução do conflito pela derrota do Vietnã do Norte, não por meios diplomáticos).
Em 1969, tornou-se presidente do Banco Mundial, onde tentou melhorar sua imagem.
(CELS)

Texto Anterior: Saiba origem do conflito
Próximo Texto: Assassinato traz crise à relação Haiti-EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.