São Paulo, quinta-feira, 6 de abril de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Barrichello guia com 'estilo kart'
JOSÉ HENRIQUE MARIANTE Do enviado a Buenos AiresRubens Barrichello precisa "reaprender" a pilotar. Pelo menos se quiser um bom desempenho com seu Jordan-Peugeot em 95. "Com a supressão do pedal da embreagem (um sistema eletrônico dispensa o dispositivo que troca as marchas), tenho que correr como nos tempos do kart, apenas com freio e acelerador", disse ele. Nada melhor para Barrichello, que iniciou sua carreira no kart. O problema é que um hábito da mesma época prejudica o brasileiro. Como no kart, ele acaba pisando no freio e no acelerador ao mesmo tempo para manter o giro do motor. Mas, na F-1, isso tem causado um superaquecimento no propulsor francês. "Não tem saída. O espaço é apertado para instalar um apoiador para o pé esquerdo", disse. A solução, o próprio Barrichello já deu. "Terei que mudar minha fórmula de operar o carro." Segundo ele, não será nada fácil. "Na hora da prova, terei mais uma coisa na minha cabeça. Vai atrapalhar um pouco", afirmou. Barrichello rechaçou qualquer comparação com o colega de equipe, Eddie Irvine. "Ele não está andando mais rápido. A única diferença é que tem um estilo mais bruto", explicou. Roberto Pupo Moreno, da Forti Corse, disse que sua equipe foi a mais prejudicada pelo fechamento das tomadas de ar - decisão tomada pela FIA (órgão máximo do esporte) na semana passada. Elas ficavam acima da cabeça do piloto e forçavam o ar para as cornetas do motor, provocando um ganho de potência. "Teremos que fabricar um novo carro, enquanto os outros apenas taparam o buraco", disse. A Forti Corse mudara toda a carroceria, contando que o regulamento não iria mudar. (JHM) Texto Anterior: Pilotos criticam pista do GP da Argentina Próximo Texto: Christian testa carro para GP deste domingo em Long Beach Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |