São Paulo, quinta-feira, 6 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barrichello guia com 'estilo kart'

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE

Do enviado a Buenos Aires
Rubens Barrichello precisa "reaprender" a pilotar. Pelo menos se quiser um bom desempenho com seu Jordan-Peugeot em 95.
"Com a supressão do pedal da embreagem (um sistema eletrônico dispensa o dispositivo que troca as marchas), tenho que correr como nos tempos do kart, apenas com freio e acelerador", disse ele.
Nada melhor para Barrichello, que iniciou sua carreira no kart. O problema é que um hábito da mesma época prejudica o brasileiro.
Como no kart, ele acaba pisando no freio e no acelerador ao mesmo tempo para manter o giro do motor. Mas, na F-1, isso tem causado um superaquecimento no propulsor francês.
"Não tem saída. O espaço é apertado para instalar um apoiador para o pé esquerdo", disse.
A solução, o próprio Barrichello já deu. "Terei que mudar minha fórmula de operar o carro."
Segundo ele, não será nada fácil. "Na hora da prova, terei mais uma coisa na minha cabeça. Vai atrapalhar um pouco", afirmou.
Barrichello rechaçou qualquer comparação com o colega de equipe, Eddie Irvine.
"Ele não está andando mais rápido. A única diferença é que tem um estilo mais bruto", explicou.
Roberto Pupo Moreno, da Forti Corse, disse que sua equipe foi a mais prejudicada pelo fechamento das tomadas de ar - decisão tomada pela FIA (órgão máximo do esporte) na semana passada.
Elas ficavam acima da cabeça do piloto e forçavam o ar para as cornetas do motor, provocando um ganho de potência.
"Teremos que fabricar um novo carro, enquanto os outros apenas taparam o buraco", disse.
A Forti Corse mudara toda a carroceria, contando que o regulamento não iria mudar.
(JHM)

Texto Anterior: Pilotos criticam pista do GP da Argentina
Próximo Texto: Christian testa carro para GP deste domingo em Long Beach
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.