São Paulo, quinta-feira, 6 de abril de 1995
Texto Anterior | Índice

Parque é patrimônio histórico da capital

LUÍS EBLAK
DO ENVIADO ESPECIAL A JOÃO PESSOA

A Paraíba está entrando na onda do turismo ecológico nos últimos anos. Agências e guias oferecem passeios de barco com mergulhos.
O nudismo também está no mapa do Estado. Tambaba, no município de Conde, a pouco mais de 40 km de João Pessoa, pode ser visitado pelos turistas.
As regras em Tambaba são claras: os turistas devem estar nus (mulheres podem usar topless), não é permitida a entrada de homens desacompanhados de mulheres e são proibidas câmaras e máquinas fotográficas.
João Pessoa é considerada uma das cidades mais limpas e arborizadas do país. Mas o turista deve estar prevenido que, em nome do turismo ecológico, fala-se mais do que a realidade.
Mergulho
O guia Marcos Antônio Silva leva os turistas para realizar mergulhos em locais onde se encontram navios holandeses, franceses e portugueses. (veja quadro à pág. 6-23).
As embarcações foram afundadas durante os conflitos dos séculos 16 e 17, no início da colonização.
Outro passeio interessante é o parque Arruda Câmara, que entrou para a rota turística da cidade em 93, quando se iniciou sua reforma.
Na época, cerca de 700 pessoas visitavam o parque por mês. Hoje, a média é de 20 mil no verão. Para manter esta visitação, a administração conta com investimentos dos governos espanhol e belga.
O lugar é conhecido também como parque da Bica e começou a ser construído no final do século 18. Palmeiras imperiais, trazidas no século 19 por dom Pedro 1º., são outro destaque.
O parque da Bica é também uma espécie de zoológico de espécies ameaçadas de extinção, como o macaco-prego e o jacaré-papo-amarelo.

Texto Anterior: Há pacotes a partir de R$ 558
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.