São Paulo, sexta-feira, 7 de abril de 1995
Próximo Texto | Índice

Ordem das coisas; Onde continua pegando; Marcha a ré; Na linha; Um dia; Babel; Fraternidade; Contra o relógio

Ordem das coisas
O Palácio do Planalto obedece a seguinte ordem de prioridade para atender pedidos de cargos de confiança: ministros, governadores, senadores e deputados. Só que são os deputados que analisam primeiro as emendas constitucionais.

Onde continua pegando
Há deputados a favor das reformas dispostos a votar contra o governo. A razão é a lentidão demasiada no preenchimento de cargos do segundo e do terceiro escalões. O desgaste está atingindo níveis insuportáveis nos últimos dias.

Marcha a ré
Há pelo menos um caso de nomeação para o segundo escalão, confirmada pelo Planalto, que foi revista dias depois. Quando o deputado foi avisar seu protegido, a pessoa já tinha até feito festa de comemoração pelo novo emprego.

Na linha
FHC entrou ontem pessoalmente na articulação política com o Congresso. Telefonou para líderes para discutir diferentes projetos. E deixou claro que espera também receber telefonemas dos congressistas sempre que for necessário.

Um dia
Auxiliares de FHC desabafam: dizem que o Executivo só conseguirá uma relação mais equilibrada com o Legislativo quando houver um sistema partidário menos fragmentado. Até lá, dizem, será difícil administrar a situação.

Babel
Parlamentares de diferentes partidos tinham uma avaliação unânime ontem: há desarticulação geral entre os líderes do governo e os de partidos aliados a FHC no Congresso. A impressão é de que estão longe de falar a mesma língua.

Fraternidade
É ruim o clima na aliança governista. Enquanto o PFL reclama dos poderes de Serra e de Sérgio Motta, um grupo de parlamentares do PSDB diz que os pefelistas apostam no desgaste do governo para assumirem seu comando.

Contra o relógio
A cúpula governista no Congresso acha que a Previdência não pode mais demorar na distribuição da cartilha explicativa sobre a reforma. Calcula que boa parte dos parlamentares não leu a emenda e que o resumo é fundamental.

Próximo Texto: As primeiras; Quem dá mais; Realidade; Linha dura; Reengenharia; Ninho dividido; Promessas; Dupla; Passou em branco; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.