São Paulo, sexta-feira, 7 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vacina contra poliomielite faz 40 anos

LAURA DE GUGLIELMO
FREE-LANCE PARA A FOLHINHA

No dia 12, vai fazer 40 anos que foi descoberta a primeira vacina contra uma doença chamada poliomielite, pelo cientista americano Jonas Salk.
Essa vacina era tomada em forma de injeção.
Depois, o virologista (que estuda vírus) Albert Bruce Sabin passou 25 anos estudando a doença poliomielite até desenvolver outra vacina, mais forte, usada em forma de gotas.
Sabin (1906-1992) era russo, naturalizado americano.
Antes da descoberta, milhares de pessoas no mundo morriam ou ficavam com defeitos físicos por causa da poliomielite.
A poliomielite é transmitida por vírus. Geralmente, a pessoa pega a doença pelo ar, por meio de gotas de saliva (cuspe).
Os vírus entram no corpo pela boca ou pelo nariz, vão para o intestino, se multiplicam e entram no sangue. O sangue leva os vírus ao cérebro ou a uma parte do corpo chamada medula.
Então acontece uma inflamação. Essa inflamação faz adoecer um pedaço do cérebro. O cérebro deixa de controlar os músculos, eles se atrofiam (ficam fracos), e a pessoa fica deficiente física. Nas crianças, a poliomielite atrapalha o crescimento.

Texto Anterior: MON QUOTIDIEN AJUDA NA ESCOLA
Próximo Texto: PEÇA CONTA COMO NASCEM OS BEBÊS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.