São Paulo, sábado, 8 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarney também teve ônibus apedrejado

Protesto aconteceu no Rio em 87

BRUNO ZENI
DO BANCO DE DADOS

O ex-presidente José Sarney (85-90) sofreu protesto semelhante ao enfrentado ontem pelo presidente Fernando Henrique. Sarney foi vaiado e teve o ônibus de sua comitiva apedrejado em junho de 87, no Rio.
Representantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores), sindicalistas e estudantes cercaram o Paço Imperial, no centro do Rio, onde se comemorava o 1º aniversário da Lei Sarney (de incentivos fiscais à cultura).
Na saída de Sarney, o ônibus da comitiva foi apedrejado e um martelo chegou a atingir o veículo. Cerca de mil manifestantes gritavam "Fora, Sarney" e "Diretas já".
Em janeiro de 88, Sarney escapou de protesto contra os cinco anos de seu mandato. Ele cancelou a viagem ao Rio um dia antes. Ele seria padrinho de casamento de Anelise Pacheco, filha do então senador Álvaro Pacheco. Manifestantes danificaram a socos e pontapés o carro que levava Anelise à igreja.
Sarney foi vaiado, no mesmo ano, no desfile de 7 de setembro, em Brasília.
Também durante desfile de 7 de setembro, em 92, o ex-presidente Fernando Collor (90-92) foi vaiado e xingado.
O protesto mais famoso contra Collor foi em Juazeiro do Norte (CE), em abril de 91. Em resposta a manifestantes, ele disse que havia nascido "com aquilo roxo".

Texto Anterior: Conheça origem e linha do PSTU
Próximo Texto: Jaguaribe sugere um plebiscito para reforma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.