São Paulo, domingo, 9 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pioneiro diz como abrir canal

ELVIRA LOBATO; MÔNICA SANTANA; SÍLVIA QUEVEDO; HÉLCIO ZOLINI; MYRIAM VIOLETA; PAULO MOTA; CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA REPORTAGEM LOCAL

O argentino Raul Mello, primeiro empresário a implantar uma TV a cabo no país, diz que qualquer pessoa que tenha um capital de US$ 300 mil consegue instalar uma TV em uma cidade pequena, sem autorização do governo.
O campo está aberto para empreendimentos voltados para comunidades fechadas, como condomínio e prédios. A portaria 250, que serviu de base para as TVs a cabo do país, está em vigor e diz que esse serviço independe de concessão.
Mello diz que, por esse sistema, pode-se "cabear" uma cidade. Ele conta que a primeira TV a cabo da Argentina foi montada por estudantes, em 1964, em Posadas.
Ele diz que participou da experiência: "Usamos cabos de telefones e os fizemos amplicadores com latas vazias de leite Ninho. Foi uma loucura de juventude, mas funcionou. Transmitimos dois canais de TV".
Em 1986, quando ainda não havia nenhuma regulamentação sobre TV a cabo no Brasil, o argentino decidiu montar uma em Presidente Prudente (a 558 Km de SP).
Os fiscais do extinto Dentel (Departamento Nacional de Telecomunicações) lacraram a empresa várias vezes, mas ele conseguia prosseguir os trabalhos com liminares da Justiça. Com a portaria 250, a situação da TV foi regularizada.

Texto Anterior: Argentinos estão em nove TVs
Próximo Texto: Grupo atua em duas frentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.