São Paulo, domingo, 9 de abril de 1995
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Começa a disputa de preços em São Paulo

ELVIRA LOBATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Está começando o primeiro enfrentamento pelo mercado de TV a cabo em São Paulo. O grupo Abril resolveu cobrar 55% menos do que seus concorrentes (Net e Multicanal) para colocar o serviço na casa do cliente.
A disputa começou pelos Jardins (bairros nobres de São Paulo). Até agora, não havia competição na cidade. Net e Multicanal cabearam áreas distintas e cobravam RS$ 230,00 pela instalação.
Segundo o diretor financeiro da TVA, Douglas Duran, a Abril já preparou 10 mil prédios em São Paulo para receber a TV a cabo. "Nestes prédios, nossa taxa de instalação será de R$ 100,00."
A Folha apurou que a Net e a Multicanal estão dispostas a entrar na disputa de preços.
Até agora, Curitiba (PR) e Pelotas (RS) eram os únicos casos de disputa de mercado. Em Belo Horizonte (MG), onde apenas uma operadora detém as duas concessões da cidade, a instalação é a mais cara do país: R$ 400,00.
O preço praticado na capital mineira é três vezes maior do que o cobrado pela Net de Curitiba e quatro vezes mais do que o da Super Cabo, na mesma cidade. Há oito concessões em Curitiba, mas só quatro estão sendo exploradas.
"Curitiba sempre teve a fama de ser um laboratório para testes de novos produtos no Brasil. Só isso pode explicar por que lhe deram tantas concessões", diz Enio Perelló, diretor da Super Cabo, uma das empresas em operação.
A Super Cabo pertence a dois coreanos naturalizados brasileiros: Sung Yoon Moon e Myong Moon. Segundo Perelló, a empresa tem 3.000 assinantes e cobra R$ 92,00 pela adesão. "A concorrência achatou os preços", diz ele.
Para o diretor da Net Curitiba (sociedade da Globo e Inepar) Eduardo Valério, a disputa chegou ao ápice em julho de 94, quando a taxa de adesão caiu para R$ 60,00. Hoje a Net cobra R$ 120,00. (EL)

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